Faixa no Banco do Brasil de Itapoá.
Desde essa terça-feira, dia 06 de outubro, bancários de instituições públicas e privadas de todo o País deram início à greve da categoria por tempo indeterminado. Os profissionais pedem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação acrescida de 5,7% de aumento real) entre outras reivindicações, como o fim do assédio moral e das metas abusivas.
Após 40 dias de negociações entre os representantes dos trabalhadores e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) sem um acordo, houve a decisão pela paralisação. Até o momento, o que a Fenaban oferece aos bancários é um reajuste de 5,5% para os salários e vales acrescido de um abono de R$ 2,5 mil, não incorporado ao salário.
“Esse aumento proposto pelos bancos é inimaginável”, considera o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Roberto von der Osten. “Reivindicamos, também, a garantia de emprego, melhores condições de trabalho, com o fim das metas abusivas que adoecem os bancários, e igualdade de oportunidades”, conclui o representante sindical.
A Fenaban, em nota, disse continuar aberta às negociações e acrescentou que a proposta apresentada às lideranças sindicais prevê a participação nos lucros dos bancos de acordo com a fórmula que, aplicada, por exemplo, ao piso de um caixa bancário, de R$ 2.560,00 pode garantir até o equivalente a quatro salários. A entidade propõe a distribuição de 5 a 15% do lucro líquido aos bancários, como regra básica, além da parcela adicional que distribui mais 2,2% do lucro com cada instituição.
Aos consumidores, cabe o alerta para que fiquem atentos aos pagamentos de faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança. De acordo com o Procon (Instituto de Defesa do Consumidor) de São Paulo, o consumidor segue tendo a obrigação de pagar suas contas até o vencimento, mas a empresa credora é obrigada a oferecer outras formas e locais para que as quitações sejam feitas. A recomendação do Procon é que o consumidor entre em contato com a empresa que emitiu a cobrança, solicitando opções de forma e locais de pagamento, como internet e casas lotéricas para evitar a cobrança de encargos (juros e multa), bem como a possibilidade de ter o nome enviado aos serviços de proteção ao crédito. Tal pedido deve ser documentado. Assim, se o fornecedor não orientar quanto ao tema, o consumidor terá o direito de fazer uma reclamação junto ao Procon.
Além disso, a Fenabam lembra que a população tem à disposição, caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos do banco no celular, operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes (agência dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais) como alternativas para as suas transações financeiras. Vale lembrar que nos terminais eletrônicos, os saques noturnos são limitados a R$ 300, já o valor para o saque diurno varia pelas regras de cada instituição bancária. Também de acordo com a Federação, quem tem benefícios a serem sacados, pode fazer saques por meio da rede de caixas eletrônicos 24 horas ou aqueles localizados nas agências. Ao todo, são cerca de 159 mil terminais eletrônicos em todo o Brasil.
Através dos correspondentes, o consumidor pode pagar contas, sacar dinheiro e benefícios, fazer depósitos em operação limitada a R$ 1 mil ou até três transações diárias, consultar saldos e extratos, declarar isenção de Imposto de Renda, entregar propostas de cartão de crédito, acessar sua conta corrente, seu cheque especial, fazer empréstimo por consignação e recarregar seus celulares pré-pagos.
Situação em Itapoá
O site jornalístico Tribuna de Itapoá fez contato com prestadores de serviços bancárias de Itapoá para saber como está o atendimento neste início de greve, confira as informações obtidas:
Agência do Banco do Brasil: está em greve com a adesão de 50% dos bancários. Os demais estão focados nos serviços administrativos, sem atendimento ao público. A orientação é para que os clientes utilizem os meios alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking e agências dos correios, entre outros.
Agência da Caixa Econômica Federal: uma faixa colada na fachada do prédio do banco deixa claro que a unidade também aderiu ao movimento grevista. Tentamos contato pelo telefone da agência, mas ninguém atendeu para obtermos mais informações. A instrução padrão dada aos clientes pela Caixa é de que utilizem os meios alternativos, como caixas eletrônicos, internet banking e casas lotéricas, entre outros.
Agência do Banco Bradesco: apesar de haver um cartaz indicando greve dentro da agência, por telefone, a informação é de que o atendimento segue normal, sendo realizado das 10h00min às 15h00min, além disso um supermercado e uma loja de conveniência presta serviços da instituição bancária.
Agência do Banco Sicredi: também não aderiu à greve, mantendo o seu atendimento normal das 10h00min às 15h00min.
Banco Postal dos Correios: informações obtidas diretamente na agência postal dão conta de que o serviços do Banco do Brasil seguem sendo realizadas normalmente na unidade itapoaense da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), cujo atendimento é das 09h00min às 17h00min.
Casa Lotérica: atendimento segue normal das 09h00min às 19h00min.
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DEPOIS COBRA MULTA POQUE ESTA SADA