FOTO: Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá.
Nessa sexta-feira, dia 02 de outubro, o Porto Itapoá recebeu a visita da Comissão de Portos e Vias Navegáveis do Congresso Nacional. Esse grupo, durante dois dias, visitou os portos catarinenses, tendo a oportunidade, também, de conhecer a operação do terminal portuário itapoaense.
Em Itapoá, os deputados identificaram os principais gargalos do setor logístico brasileiro, tais como a situação do quadro funcional deficitário da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e MAPA (Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento). A situação das dragagens dos canais de acesso também foi alvo de discussão e os deputados foram esclarecidos de que investimentos nessa ação permitirão ao País receber cada vez mais cargas, gerando mais riquezas a todos os envolvidos na cadeia logística.
Os representantes da comitiva prometeram desenvolver um relatório, citando todos os pontos discutidos. Esse relatório, segundo os deputados, será levado para dentro do Congresso, onde se estudaria a viabilidade de solução às questões críticas que os terminais portuários apresentaram.
Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá, expôs a sugestão de que seja criado um sistema de solução integrada dos problemas portuários. “Hoje, a atividade portuária precisa estar envolvida com vários e diferentes órgãos públicos. No caso do Porto Itapoá, que busca sua expansão, precisamos buscar licenças e soluções em vários órgãos anuentes e intervenientes, como Ibama [Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis], SEP [Secretaria de Portos], ANTAQ [Agência Nacional de Transportes Aquaviários], Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], MAPA [Ministério da Agricultura, Pesca e Agropecuária], Receita Federal, entre outros. Seria rápido, ágil e eficiente se todas essas demandas fossem concentradas em um único espaço, onde pudéssemos resolver todas as pendências. Evitaríamos, com isso, conflitos, desperdício de tempo e, principalmente, dinheiro público e privado”, considera Patrício.
Iniciado em 2013, o projeto de expansão do Porto Itapoá, atualmente, ainda aguarda algumas autorizações e licenciamentos para ser executado.
Integraram a comitiva que visitou o Porto Itapoá, os deputados federais Edinho Bez (PMDB/SC) – coordenador da viagem e relator da Comissão de Portos e Vias Navegáveis do Congresso Nacional; João Paulo Papa (PSDB/SP); Alexandre Valle (PRP/RJ); Juscelino Filho (PRP/MA);
Milton Monti (PR/SP) – presidente da Subcomissão de Portos e Vias Navegáveis; Hugo Leal (PROS/RJ). Além deles, também participaram da visita, o diretor geral da ANTAQ, Mario Povia; e o chefe da Unidade Regional de Florianópolis da Agência, Mauricio Souza.
As obras dos molhes do novo canal do rio Saí Mirim, em Itapoá, seguem em…
O Porto Itapoá alcançou um marco importante em 2024 ao evitar o consumo de mais…
Itapoá recebe, no próximo dia 9 de maio, um espetáculo imperdível para os amantes da…
Ações do MPSC têm impacto direto na defesa de direitos fundamentais da população itapoaense O…
USUCAPIÃO Nº 5000354-67.2024.8.24.0126/SC AUTOR: GRAZIELI GUARDA DE MATHIA AUTOR: LEONARDO JUNIOR DE MATHIA RÉU: MANSUETO…
A crescente movimentação de cargas nos portos catarinenses revela a importância estratégica da diversificação dos…
This website uses cookies.