Porto Itapoá bate dois recordes operacionais no intervalo de quatro dias
De acordo com o divulgado pelo Porto Itapoá, bastaram apenas quatro dias para que o terminal portuário superasse o seu recorde na operação de navios por duas vezes.
Nessa terça-feira, dia 08 de setembro, operando o navio Monte Sarmiento, do armador Hamburg Süd, o Porto itapoaense atingiu a marca de 155,6 MPH (Movimentos por Hora). Na última sexta, dia 04, a marca de 145,7 MPH havia sido registrada na operação do navio Monte Rosa, também da Hamburg Süd e prevalecia como recorde de operação até então. Antes dele, o último recorde do terminal era de novembro de 2014, quando atingiu 143 MPH.
Ainda de acordo com o terminal portuário, a operação do Monte Sarmiento foi realizada em pouco menos de seis horas, sendo efetuados 856 movimentos com um índice de produtividade extremamente alto por equipamento – 46,5 MPH por portêiner. Esse índice, segundo o terminal portuário, é um dos mais altos do mundo.
“Com esses dois recordes em menos de uma semana, a média de produtividade do Terminal no ano deve chegar próximo a 90 MPH, índice superior a terminais internacionais como Singapura, Hong Kong, Rotterdam e Hamburgo”, explica nota publicada pelo Porto Itapoá.
Sobre o MPH
O MPH (Movimentos por Hora) é o índice utilizado no meio portuário para medir a produtividade dos terminais. Para chegar ao seu resultado, calcula-se o número de movimentos feitos por um terminal em um determinado navio num tempo específico e divide pelas horas. Quanto maior o índice de MPG, mais rápida ocorre a operação, gerando menos custos para os armadores, exportadores e importadores.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...