Chama Olímpica das Olímpiadas Rio 2016 passará por Joinville
A cidade de Joinville está confirmada para receber o evento de revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Nessa sexta-feira, dia 03 de julho, o Comitê dos Jogos anunciou, em Brasília, a lista das primeiras 82 cidades que (depois da Capital, Brasília) integrarão a jornada da chama pelo País. Além de Joinville, outras três cidades catarinenses integram essa primeira lista – Blumenau, Criciúma e Florianópolis.
Esses primeiros locais anunciados serão os destinos finais da Chama Olímpica em cada dia do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, com exceção das datas em que haverão paradas técnicas ou momentos especiais de imagem. A data de início da jornada da Chama Olímpica ainda será decidida, mas sabe-se que ocorrerá entre abril e maio do ano que vem (2016).
“Receber a chama Olímpica em Joinville é como receber um pedaço dos Jogos Olímpicos. Nossa cidade encherá as ruas para celebrar esse símbolo tão tradicional e festejar as histórias exemplares dos nossos cidadãos que conduzirão a tocha. Com isso, mostraremos mais uma parte do Brasil para o mundo e abasteceremos a chama com o calor do nosso povo”, comemorou Udo Döhler (PMDB), prefeito de Joinville.
Na Cidade, o evento será organizado pela própria Prefeitura, com a coordenação de Marco Aurélio Braga, secretário de Comunicação.
De 90 a 100 dias será a duração do revezamento da Tocha Rio 2016, prazo que terá início após a cerimônia tradicional de acendimento da Chama Olímpica na cidade de Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos da Antiguidade.
Aproximadamente, 12 mil condutores farão a tocha percorrer cerca de 20 mil km por estradas e ruas brasileiras e 10 mil milhas aéreas.
O dia 05 de agosto de 2016 é previsto como o de encerramento do Revezamento da Tocha e o último condutor do fogo acenderá a Pira Olímpica durante a cerimônia de abertura dos Jogos. Tal evento ocorrerá no Maracanã.
Os destinos finais para cada dia, tal como ocorreu com Joinville, foram escolhidos para que a rota atingisse o maior número possível de brasileiros durante a duração estimada do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016.
No início de 2016, será revelada a lista completa das cidades que receberão o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O encontro tradicional da Chama Olímpica almeja alcançar em torno de 90% da população brasileira percorrendo cerca de 300 cidades de todos os 26 estados do Brasil, além do Distrito Federal.
Nos próximos dois meses, o Comitê Organizador dos Jogos, juntamente com os patrocinadores oficiais do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 anunciarão suas campanhas públicas para selecionar as pessoas que terão o privilégio de conduzir a Chama.
Sobre o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016
A data da cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica, em Olímpia (Grécia) e da chegada da chama a Brasília ainda será definida, mas depois de chegar ao Brasil, ela viajará entre 90 e 100 dias e percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal (82 dessas cidades foram anunciadas nessa sexta-feira, sendo Joinville uma das contempladas). No Brasil, a tocha percorrerá em torno de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do País, viajando 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande. Ela será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha em trechos de, aproximadamente, 200 metros cada. O percurso percorrido alcançará 90% da população brasileira.
Confira, abaixo, um vídeo promocional oficial sobre a Tocha Olímpica Rio 2016:
Confira, abaixo, a lista das 83 cidades já selecionadas para receberem a Chama Olímpica de acordo com o site oficial das Olimpíadas Rio 2016:
Distrito Federal
Brasília.
Goiás
Anápolis, Caldas Novas e Goiânia.
Mato Grosso
Cuiabá.
Mato Grosso do Sul
Campo Grande e Dourados.
Tocantins
Palmas.
Minas Gerais
Belo Horizonte, Curvelo, Governador Valadares, Itabira, Juiz de Fora, Montes Claros, Pato de Minas e Uberlândia.
Espírito Santo
Cachoeiro de Itapemirim, Vitória e São Mateus.
São Paulo
Campinas, Bauru, Franca, Itapetininga, Osasco, Presidente Prudente, Santos, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, São Paulo e Ribeirão Preto.
Rio de Janeiro
Angra dos Reis, Cabo Frio, Macaé, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio de Janeiro e Volta Redonda.
Bahia
Ilhéus, Porto Seguro, Paulo Afonso, Salvador, Senhor do Bonfim, Valença e Vitória da Conquista.
Pernambuco
Caruaru, Petrolina e Recife.
Sergipe
Aracaju.
Alagoas
Maceió.
Paraíba
Campina Grande e João Pessoa.
Rio Grande do Norte
Mossoró e Natal.
Ceará
Fortaleza e Sobral.
Piauí
Parnaíba e Teresina.
Maranhão
Imperatriz e São Luís.
Paraná
Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco e Ponta Grossa.
Santa Catarina
Blumenau, Criciúma, Florianópolis e Joinville.
Rio Grande do Sul
Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria.
Pará
Belém e Santarém.
Amapá
Macapá.
Roraima
Boa Vista.
Amazonas
Manaus.
Acre
Rio Branco.
Rondônia
Porto Velho.
Leia também:
De acordo com uma publicação do grupo NSC, assinada pelo colunista Jefferson Saavedra, a Rodovia Estadual SC-416, que faz a ligação entre Garuva e Itapoá, está passando por reparos emergenciais. Trata-se de uma obra bastante importante e de muito imp...
No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB - 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Ne...
Nascido em Itapoá no ano de 1971, Jefinho, como é conhecido, conta que seu pai e avô estiveram entre os pioneiros da cidade, tendo fundado uma serraria nos anos 1970. Vereador por três mandatos consecutivos (de 2009 a 2020), o ex-prefeito e agora pre...