Fanpage Slackline Itapoá / Divulgação.
Iniciado nos Estados Unidos na década de 1980, o slackline (que significa linha folgada, mas também é conhecido como corda bamba) surgiu dos tempos vagos em que os escaladores esticavam suas fitas de escalada, através de equipamentos, para se equilibrarem e caminhar. Demorou até que o esporte se difundisse no Brasil. Somente em 2010, virou febre nas praias do Rio de Janeiro, e espalhou sua popularidade por todo o território nacional.
De acordo com a Wikipedia, o slackline é um esporte de equilíbrio que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima. Algumas variações dessa prática esportiva incluem ‘Waterline’ (sobre água) e ‘Highline’ (em grandes alturas, como, por exemplo, montanhas e pontes). Também existem ‘Trickline’ (somente para fazer manobras) e ‘Longline’ (de distância longa, normalmente acima de 40 metros), entre outras variações.
Há, aproximadamente dois anos, os atletas itapoaenses Marcos Vinícius Bucci e Ivan Tomelin iniciaram a prática do slackline em Itapoá. Desde então, os dois vêm incentivando e alavancando o esporte no Município. Inclusive, a Associação de Slackline de Itapoá foi criada com esses propósitos.
O itapoaense Diego Kalbusch, presidente da Associação, é quem explica as atividades realizadas em Itapoá. “Montamos um grupo de amigos que se interessaram pela prática e começamos a realizar atividades comunitárias. As primeiras vezes, foram nos nossos treinos, em que ensinamos todos que pararam para olhar e quiseram conhecer o esporte. Depois, passamos a ministrar aulas gratuitas no Projeto Verão 2015. Realizamos o 1º Campeonato de Slackline de Itapoá. Nessa última sexta-feira, dia 19 de junho, realizamos apresentações de slackline na Escola [estadual] Nereu Ramos, nos turnos da manhã, tarde e noite, com a intenção de incentivar os alunos a praticarem o slackline. Continuamos ensinando, em nossos treinos, quem tem interesse e, também, ministramos aulas particulares com profissionais qualificados do nosso grupo”, conta Diego.
Além disso, já foram identificados alguns jovens atletas com potencial elevado para a prática esportiva. É o caso de Eduardo Bueno, de apenas 15 anos, mas com um aproveitamento bastante elevado nas competições.
Para setembro deste ano, está prevista a realização do 2º Campeonato de Slackline de Itapoá, o qual logo estará sendo divulgado com a publicação de cartazes pela Cidade.
O grupo, também, tem investido na infraestrutura para a prática do esporte. “Estamos montando os chamados “SlackParks”, locais para a prática de slackline. Temos um entre a segunda e a terceira pedra, um em Itapoá e um no balneário Paese, que foram montados pelos esforços do nosso grupo”, comenta Diego Kalbusch. “Sempre estamos em praças locais, como a do Rainha, praticando, incentivando o esporte e, também, limpando os locais como forma exemplar de cuidado com o patrimônio público”, completa.
Para quem quiser acompanhar mais de perto as atividades de slackline em Itapoá, há alguns canais disponíveis na internet, como a fanpage (Facebook) do grupo (fb.com/slacklineitapoa) e a página de vídeos no Youtube da Andrômeda Crown, empresa de publicidade parceira da Associação de Slackline de Itapoá (https://www.youtube.com/channel/UCUFqrYCI8Anc3u-CG7shSPg).
Já para quem quiser ajudar, o grupo de slackline local necessita de material para a proteção dos atletas, de forma que possam progredir ainda mais no esporte. “Colchões, é o que mais precisamos hoje, de qualquer tipo, para servir na absorção de impacto nas quedas dos treinos dos atletas”, conclui Diego Kalbusch. Quem tiver disponibilidade e interesse em contribuir, o e-mail de contato é o andromeda.crown@gmail.com .
Assista ao vídeo divulgado no “Canal Andrômeda Crown” do Youtube, em que os atletas de Itapoá mostram o quanto evoluíram no slackline em poucos meses de prática:
Confira fotos publicadas no fanpage “Slackline Itapoá”:
Em o “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, o botânico e paisagista Ricardo Cardim escreveu: “...…
Em aproximadamente dois meses, vereadores e servidores da Câmara de Itapoá receberam mais de R$…
As obras dos molhes do novo canal do rio Saí Mirim, em Itapoá, seguem em…
O Porto Itapoá alcançou um marco importante em 2024 ao evitar o consumo de mais…
Itapoá recebe, no próximo dia 9 de maio, um espetáculo imperdível para os amantes da…
Ações do MPSC têm impacto direto na defesa de direitos fundamentais da população itapoaense O…
This website uses cookies.