Baía da Babitonga (vista de Itapoá).
A partir da próxima semana, mais precisamente de segunda-feira, dia 29 de dezembro, está prevista a retomada do uso da hidrovia Joinville-São Francisco do Sul. Nesse primeiro momento, a intenção é driblar as filas da BR-280 (que faz a ligação entre as duas cidades) durante a temporada de verão.
Nessa sexta-feira, dia 26 de dezembro, data em que o tráfico na rodovia citada atingiu a marca de 20 km de lentidão, o barco da empresa Marinebus – que vai operar o serviço de transporte de passageiros na Baía da Babitonga – realizou os primeiros testes de navegação.
O trecho percorrido foi do trapiche do parque Porta do Mar, no bairro espinheiros (que será o ponto de embarque e desembarque em Joinville), até o atracadouro que fica no Centro Histórico de São Francisco do Sul. Outro teste realizado incluiu Itapoá, em uma ligação com São Francisco do Sul. Trecho que será o segundo itinerário da embarcação. O objetivo será de que essas linhas náuticas atendam a turistas, moradores e operários que trabalham em empresas e portos da região, ou qualquer outra pessoa que precise se deslocar entre as cidades contempladas.
O tempo de viagem entre Joinville e São Francisco do Sul pela embarcação foi de 40 minutos, enquanto a ligação entre São Francisco do Sul e Itapoá levou 20 minutos.
Lucio Leite, representante da Gerência de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Agricultura da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville, diz que não se sabe ainda qual será a demanda pelo serviço de transporte marítimo, mas afirma que ele se tornará uma importante opção para evitar congestionamentos na BR-280. “O transporte será feito por um barco confortável e a um preço popular”, explicou. Além disso, Lucio Leite contou, ainda, que o valor da passagem será de R$ 12 e a embarcação, que terá capacidade para 45 pessoas, contará com ar condicionado.
A previsão é de que o serviço, que passará a ser ofertado diariamente a partir desta segunda-feira, dia 29, conte, inicialmente, com seis viagens diárias pela hidrovia que liga Joinville a São Francisco do Sul. Os horários ainda estão sendo acertados e, por isso, não foram divulgados.
Em Joinville, haverá uma linha extra de ônibus saindo do terminal da Tupy até o trapiche dos Espinheiros. Os horários serão definidos conforme o horário de saída do barco.
Essa travessia marcará a retomada do transporte de passageiros pela Baía da Babitonga, que não é realizado desde 2009, quando o Jetbus encerrou suas atividades (empreendimento de transporte hidroviário que fracassou um ano após ser colocado em prática).
Acidente ocorreu na madrugada deste domingo, dia 4 de maio, no bairro Palmital; vítima foi…
Ivan Pinto da Luz afirma que concessão de diárias passa por rigorosa fiscalização e diz…
Em o “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, o botânico e paisagista Ricardo Cardim escreveu: “...…
Em aproximadamente dois meses, vereadores e servidores da Câmara de Itapoá receberam mais de R$…
As obras dos molhes do novo canal do rio Saí Mirim, em Itapoá, seguem em…
O Porto Itapoá alcançou um marco importante em 2024 ao evitar o consumo de mais…
This website uses cookies.