Polícia Civil de SC digitaliza o seu sistema de expedição de alvarás
A Gerência Estadual de Fiscalização de Jogos e Diversões Públicas da Polícia Civil de Santa Catarina está informatizando o seu sistema de emissão de alvarás aos estabelecimentos que estão sob a fiscalização da instituição policial. Tal informatização passará a ser efetiva em janeiro, quando terá início um projeto piloto na capital estadual, o qual se estenderá a todo o Estado na sequência. Nessa segunda-feira, dia 22 de dezembro, o Ciasc (Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina), em Florianópolis, sediou o lançamento do projeto.
Alguns policiais civis que trabalham com esse tipo de fiscalização no Estado foram a Florianópolis, onde acompanharam o lançamento e conheceram a nova ferramenta, aprendendo a utilizá-la. Em suas cidades, eles estão incumbidos de multiplicar o conhecimento adquirido.
O Alvará expedido pela Polícia Civil a estabelecimentos empresariais está sendo informatizado via Ciasc e será integrado ao SISP (Sistema Integrado de Segurança Pública).
O delegado de Polícia Civil Adalberto Luiz Stefanelli, gerente estadual de Fiscalização, explica que essa informatização está sendo realizada nos mesmos moldes da que ocorreu com o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor). “Essa mudança vai agilizar o processo para a nossa Instituição, melhorando a gestão, e facilitando para a população. Além disso, a guia de pagamento vem com um código de barras que fica vinculado ao Alvará em questão, evitando qualquer fraude”, destacou Safanelli.
Após apresentar essa nova forma de registro de alvarás no SISP, foi apresentado o SISP Móvel, um aplicativo para a utilização desse Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) em dispositivos móveis como tablets e smartphones, com o objetivo de aumentar a eficiências nas ações de segurança. Tal aplicativo permite uma pesquisa na base de dados de pessoas (ver se há mandados de prisão, entre outras buscas), veículos (furto/roubo ou restrição administrativa, como débitos de taxas em aberto), desaparecidos, e CNH (Carteira Nacional de Habilitação).
Os servidores da Segurança Pública do Estado que queiram instalar esse aplicativo em seus aparelhos devem entrar em contato com a Diretoria de Inteligência da SSP (Secretaria de Segurança Pública) de Santa Catarina.
Leia também:
20 quilos do entorpecente estavam em um contêiner refrigerado com uma carga de proteína animal A Receita Federal reteve na manhã dessa segunda-feira, dia 04 de novembro, 20 quilos de cloridrato de cocaína no Porto Itapoá. Foi a terceira retenção da ...
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), prendeu em flagrante dois homens, sendo um de 37 e o outro de 47 anos de idade, suspeitos da prática do crime de estelionato. A captura aconteceu na tarde dess...
Na noite dessa sexta-feira, dia 18 de outubro, após o recebimento de uma denúncia, a Polícia Militar de Garuva recuperou um automóvel Toyota Hilux SW4 que possuía um registro de furto. Além da apreensão do veículo, o motorista – um homem natural de B...