B.O. de acidente de trânsito sem vítima poderá ser feito pela internet
Uma nova modalidade de registro de ocorrência pela internet está sendo disponibilizada pela Polícia Civil de Santa Catarina. Trata-se do BOAT (Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito) sem vítimas. Isso é possível graças à implementação da nova Delegacia Eletrônica da instituição policial. Sem custos ao cidadão, o registro é válido para acidentes ocorridos no estado catarinense.
Fruto de um trabalho conjunto da Secretaria de Segurança Pública do Estado, da Delegacia Geral da Polícia Civil e da Diretoria de Inteligência dessa Polícia, juntamente com o Centro de Informática e Ciasc (Automação do estado de Santa Catarina), o referido boletim de ocorrência de acidente de trânsito sem vítima pode ser registrado, acessando a página da Polícia Civil na internet (www.pc.sc.gov.br), link Delegacia Eletrônica (ou diretamente no endereço www.delegaciaeletronica.sc.gov.br).
Qualquer interessado pode fazer o registro, que é bem simples. Bata preencher os campos disponibilizados, com os dados do acidente, dos envolvidos e dos veículos. Ao finalizar, será gerado um número de protocolo, o qual será enviado por e-mail. Em questão de minutos, esse registro é analisado e homologado por policiais civis plantonistas da Ciopol (Central de Informações de Ocorrências Policiais). Após análise e homologação do boletim de ocorrência, o interessado recebe novo e-mail, que confirma o protocolo e traz um código de validação, o qual permite a impressão do documento. Nessa impressão, há um código de validação do boletim de ocorrência, o que supre a falta de assinatura e torna o documento válido para os efeitos legais.
“Frisa-se que essa finalidade de registro, depois de homologada, terá os dados disponíveis para as consultas policiais, ao contrário da antiga Delegacia Eletrônica”, apontou o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Antônio Alexandre Kale.
Kale, ainda, explica que o próximo passo será migrar os atuais registros disponíveis (perda de documentos, de objetos, furto de celular, denúncia identificada, anônima, ameaça e danos causados por fenômenos naturais) para a nova Delegacia Eletrônica. Esse processo, inclusive, já foi iniciado e está disponível no mesmo endereço da internet.
Leia também:
Uma briga de vizinhos no balneário Palmeiras, em Itapoá, terminou com a morte de uma mulher. A filha dela foi agredida e precisou de atendimento hospitalar. O crime ocorreu por volta das 18h desta sexta-feira, dia 07 de agosto. De acordo com informa...
Nessa terça-feira, dia 04 de agosto, a Polícia Militar de Itapoá prendeu um homem acusado de tentativa de feminicídio. A prisão é o desfecho de uma ocorrência iniciada na tarde de domingo, dia 02 de agosto, na cidade de Garuva. Na ocasião, esse homem...
Por volta das 18h10 deste sábado, dia 11 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Itapoá foi acionado para o atendimento de uma ocorrência, sobre a qual foi relatado que um homem estaria caído em via pública e com um ferimento na cabeça. Os bombeir...