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Começa construção da superestrutura da parte estaiada da Ponte de Guaratuba

A construção da Ponte de Guaratuba deu mais um passo significativo nos últimos dias. Foi iniciada a execução da chamada aduela de partida, peça fundamental para a construção da superestrutura no trecho estaiado da ponte, que alcançou, em fevereiro, 44,2% de execução. O investimento total do Governo do Paraná na estrutura é de R$ 386,9 milhões.

Neste momento, está em execução, a montagem da estrutura temporária que serve para sustentar as formas de concreto durante a construção, etapa chamada de cimbramento. Em paralelo, está sendo construída a aduela de partida, peça que permite a construção de vãos sem a necessidade de escoramento. Os detalhes podem ser conferidos no vídeo produzido pelo consórcio que executa a obra.

A aduela é um elemento estrutural usado na construção de pontes, em especial as construídas pelo método dos balanços sucessivos, como no caso da Ponte de Guaratuba. Ela funciona como uma “peça” da ponte, construída aos poucos, partindo de um ponto central (como um pilar ou apoio), e avançando para ambos os lados, em um sistema de equilíbrio.

Na etapa atual da Ponte de Guaratuba, a aduela de partida é o primeiro segmento construído, geralmente sobre um pilar, servindo de base para os segmentos seguintes. Na sequência, as aduelas típicas serão executadas no local, usando equipamentos especiais chamados de carros de avanço. A cada peça, são alcançados progressos sucessivos de 5,50 metros. Ao mesmo tempo, são erguidas as torres que sustentarão os cabos de estais.

Após concluída a etapa do trecho estaiado, ele será conectado com o restante da ponte por meio de vigas longarinas, lançadas através do sistema de gruas fixas, facilitando a movimentação de materiais e equipamentos durante a execução das próximas etapas. Serão oito vigas por vão, totalizando 160 vigas.

Essa etapa se soma a tudo o que está em andamento. Ao longo do último mês de fevereiro (2025), teve continuidade a execução das estacas do chamado trecho pré-moldado, todo aquele que não envolve a parte estaiada, envolvendo atividades de cravação, escavação e concretagem, além da fabricação e lançamento das vigas longarinas, que formam a base por onde passará a via. Foi finalizada também a concretagem dos blocos e pilares das torres principais do trecho estaiado.

Avenida Interditada

Para dar seguimento aos trabalhos pelo solo, a Avenida Antônio dos Santos Miranda, que dá acesso ao ferryboat e ao bairro de Caieiras, em Guaratuba (PR), está totalmente interditada desde a manhã dessa segunda-feira, dia 17 de março. A medida é necessária para os trabalhos de duplicação da via, que fazem parte do conjunto das obras da Ponte de Guaratuba.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) atuará em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Municipal de Guaratuba e o Consórcio Nova Ponte para organizar o fluxo de veículos durante o período de interdição.

Ponte

A Ponte de Guaratuba chegou a 44,2% de execução e, em relação ao cronograma físico-financeiro, representa um investimento de R$ 170.902.058,17 a preços iniciais. A previsão de entrega é para abril de 2026. A construção pode ser acompanhada em tempo real clicando aqui.

Do DER/PR, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

 

FOTO: Consórcio Nova Ponte / Divulgação.
FOTO: Consórcio Nova Ponte / Divulgação.
FOTO: Consórcio Nova Ponte / Divulgação.
FOTO: Consórcio Nova Ponte / Divulgação.
FOTO: Consórcio Nova Ponte / Divulgação.
Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

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