Placas atuais que avisam sobre o tema em cada trecho analisado devem ser substituídas por “QR Code” com acesso ao relatório de balneabilidade do IMA (Instituto do Meio Ambiente) – a ideia é, principalmente, evitar vandalismo
As placas nas praias de Santa Catarina que indicam se o ponto é considerado próprio ou impróprio para banho nos moldes atuais estão com os dias contados. Elas serão alteradas pelo IMA, órgão do Governo Estadual responsável pelas análises de balneabilidade.
Elas passarão a ter um formato menos educativo e que contará com a presença de um “QR Code”, pelo qual o visitante com seu celular poderá acessar o relatório de balneabilidade e todo o histórico da localidade.
Ao todo, são 238 pontos monitorados nas 28 cidades litorâneas de Santa Catarina, sendo que o relatório de balneabilidade é divulgado semanalmente. As placas são fixadas a partir do resultado desses relatórios.
De acordo com o Governo do Estado, o principal motivo para a mudança no formato dos avisos é o vandalismo, pois essas placas vêm sendo pichadas e até mesmo tendo sua indicação invertida, como por exemplo, a transformação da placa de “Imprópria” para “Própria” através de adesivos falsificados. Isso ocorre não só pelo vandalismo tradicional, mas também pelo interesse de comerciantes locais mal-intencionados que buscam a adulteração com interesse de atrair mais público, enganando os banhistas sobre as condições de banho em sua área de atuação.
As novas placas estão em processo de compra e serão instaladas nos próximos dias.
Para o Governo, o novo modelo irá além de impedir o vandalismo, mas também direcionará o banhista a uma série de informações extras, sempre muito atualizadas, uma vez que a informação desses relatórios estará disponível, pelo menos, 24 horas antes do que se utilizando das placas atuis. Mesmo assim, a ideia ainda será testada inicialmente como um projeto piloto.
Esses dados de balneabilidade a quais os banhistas terão acesso são os mesmos divulgados semanalmente pelo órgão, normalmente às sextas-feiras durante a temporada de verão e mensalmente na baixa temporada. Na página para a qual o banhista será direcionado com o “QR Code” consta o resultado da coleta, o histórico e a balneabilidade ou não do trecho analisado.
Essas informações já podem ser consultadas no endereço da internet https://balneabilidade.ima.sc.gov.br
Com informações do G1 Santa Catarina.
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
De acordo com texto divulgado pela Casa de Leis, iniciativa da Comissão de Orçamento busca…
This website uses cookies.