No último dia 06 de outubro, os eleitores de Itapoá elegeram os nove vereadores que devem ocupar uma cadeira na Câmara de Vereadores local a partir do ano que vem (2025). Foram eleitos, Ademarzinho (MDB – 685 votos), Ivan da Luz (MDB – 535 votos), Nei do Kalanga (MDB – 459 votos), Marta (PL – 454 votos), Diego Antunes (PL – 430 votos), Valdecir Fofo (Avante – 400 votos), Jessica Lemonie (PL – 388 votos), Marcio Melo (PSD – 347 votos), e Daniel Weber (União – 342 votos).
O Itapoá Notícias teve a oportunidade de entrevistar Ademar Ribas do Vale Filho, o Ademarzinho, vereador mais votado de Itapoá nestas eleições 2024. A seguir, você confere como foi.
Itapoá Notícias: Ao que você atribui tão especial votação, tendo sido eleito como o vereador mais votado de Itapoá nestas eleições?
Ademar Filho (Ademarzinho): O resultado de uma eleição é o somatório de muitas coisas. Temos um histórico de vida dedicada à cidade, que se soma à história dos meus pais, tanto do Ademar [Ribas, ex-prefeito], quanto da Romilda [Velem, ex-vice-prefeita], que já trabalharam muito para o município. Temos o nosso trabalho como profissional, já tendo atuado em cargos públicos. Finalizando, fizemos uma campanha eleitoral com muito foco, falando a verdade, sendo sincero, não prometendo coisas que não se pode cumprir, e demonstrando qual é o papel do vereador, quais são suas reais atribuições.
IN: Uma votação dessas, politicamente, o credencia para responsabilidades ainda maiores como a da Presidência da Câmara, por exemplo. Isso faz parte dos seus planos?
AF: Fizemos uma grande votação e isso não foi por acaso, foi trabalhado. É importante destacar que eu fui, a vida inteira, do Partido Progressista, hoje chamado Progressistas, que é o partido do meu pai e da minha mãe. Mudei de partido este ano [2024], vim para o MDB e sabia que este é o maior partido de Itapoá. Não seria qualquer votação que me credenciaria a ser vereador. Sabia que se fizesse menos de 500 votos, correria o risco de ficar fora. Então, trabalhamos sempre com esse objetivo de suplantar os 500 votos, e aí buscar mais. É importante dizer que o fato de ser o mais votado não me torna automaticamente o presidente da Câmara. Essa é uma outra eleição que vai acontecer entre os nove eleitos, no dia da posse. O nosso grupo que elegeu o Jefinho e o Caldeira, Prefeito e Vice, fez cinco vereadores. São três do MDB, um do PSD e um do União Brasil. Então, temos a maioria dos nove [total de eleitos]. Acredito que essa base, para fortalecer o governo do Jefinho, deve se manter unida. Sem dúvidas, existe uma expectativa muito grande, principalmente dos eleitores, de que nós sejamos o presidente. Faz parte dos nossos planos, sim, mas o plano maior é o bem da nossa cidade. Vamos ter que ponderar e ver o que é melhor para esse primeiro biênio, 2025-2026.
IN: Quais serão suas prioridades como vereador e quais os principais desafios do município?
AF: Essa é uma pergunta difícil. Itapoá é o município que mais cresce em Santa Catarina e o quinto que mais cresce no Brasil. Eu tenho certeza que, no próximo censo, continuaremos assim. Então, temos muitas prioridades. Eu coloco como fundamental, a fiscalização do Poder Executivo e muito respeito ao dinheiro público. Se nos guiarmos pelo respeito ao dinheiro público, conseguiremos fazer um grande trabalho. O município que mais cresce precisa se desenvolver. Temos um atraso histórico com relação ao saneamento básico para coleta de esgoto. Temos essa nossa grande riqueza, que é a nossa praia, o nosso mar limpo, que fez de Itapoá, essa pedra preciosa. Vemos a cidade crescendo grandiosamente e não temos nem um metro de esgoto. Isso me angustia muito. É uma das minhas preocupações para os próximos quatro anos, fazer com que a empresa privada que tem a concessão de saneamento básico em nosso município, comece, de uma vez por todas, a fazer a coleta de esgoto. Temos o desafio da saúde pública. É uma demanda das que mais ouvimos em nossa campanha. Precisamos que o nosso prefeito e vice construam o hospital e deem um melhor atendimento nos postos de saúde. Não que o que temos hoje seja ruim, mas está aquém do que a nossa população precisa. Necessitamos de mais especialidades médicas, mais agilidade nas cirurgias e exames. Temos o desafio do novo Porto que vai se instalar no município, mais uma grande oportunidade para que Itapoá continue se desenvolvendo economicamente. O Porto da Coamo já tem área e está em fase de licenciamento para o início das obras da construção. Temos de fazer com que isso não seja um problema para o município, mas uma oportunidade de nos desenvolvermos com qualidade. E aí, preocupamo-nos com a mobilidade urbana, na qual hoje já encontramos grandes dificuldades. Também nos preocupa bastante, a segurança pública. Temos que buscar melhorá-la, tornarmo-nos uma pedra no sapato dos delinquentes. Esses são alguns dos pontos que eu elenco como dos principais desafios que temos aí para os próximos quatro anos.
IN: Quais são as suas expectativas quanto ao trabalho que fará em conjunto com o prefeito e demais vereadores eleitos?
AF: O Poder Executivo, Jefinho [Prefeito] e Caldeira [vice], tem um plano de governo que está na minha mesa, na cabeceira da minha cama, no porta-luvas do meu carro. Vai estar no meu gabinete na Câmara de Vereadores. É o nosso guia para os próximos quatro anos e nós, como vereadores, vamos legislar para que ele se torne possível, para que o Poder Executivo consiga concluí-lo ou atinja grande parte. Nós vamos estar em cima, fiscalizando o trabalho do Prefeito. E, claro que, sozinhos não faremos nada. Precisamos contar com o apoio dos demais vereadores eleitos e da população, que é um fiscal importante. Tenho um histórico de diálogo, sempre conversando bastante, sempre ouvindo muito, e isso é importante, para que a população esteja em contato conosco e para que o trabalho aconteça a contento.
IN: Você já tem ideia de projetos de lei que pretende apresentar neste mandato?
AF: É importante colocar que eu fui diretor de trânsito e de segurança pública da Prefeitura entre 2021 e 2023. Ali, participamos da elaboração de algumas leis. Importante destacar que, embora o vereador seja chamado de legislador, quem, de fato, produz a imensa maioria das leis é o Poder Executivo, e cabe aos vereadores propor emendas, alterações nesses projetos e aprová-los. Quando estive no Poder Executivo, elaboramos alguns projetos de Lei. Alguns que foram para frente e outros que não. Projetos relacionados à questão de mobilidade urbana. Esses que não foram para frente, eu tenho o anseio de resgatá-los e trazê-los para o debate, ainda que isso tenha que ser feito através do Poder Executivo. Temos um grande desafio também para essa legislatura que se inicia em 2025, que é a revisão do plano diretor do município. Ele tem que passar para uma revisão a cada dez anos e vai estar nesse prazo agora. É um trabalho bastante volumoso, árduo, que teremos que enfrentar e fazer audiências públicas para ouvir a população.
IN: Qual sua mensagem para os eleitores e para a população itapoaense como um todo?
AF: Quero, mais uma vez, agradecer a grande votação que tivemos no último dia 6 de outubro, agora através do teu canal, do Itapoá Notícias e da Tribuna de Itapoá. Muito obrigado a todos que depositaram o voto de confiança na gente. Quero trazer a mensagem de que vamos trabalhar não só por aqueles que votaram na gente. Quem ganha uma eleição não trabalha só para aqueles que votaram, mas para toda a população. Tanto o Prefeito, quanto os vereadores vão trabalhar para toda Itapoá. E nós desejamos uma qualidade de vida melhor para o cidadão itapoaense e para nossos visitantes. E é com mira nessa qualidade de vida que nós vamos trabalhar nos próximos quatro anos. Muito obrigado pela oportunidade, Thiago [Gusso, jornalista e entrevistador]. Coloco-me à disposição para que, durante o nosso mandato, sempre que houver alguma dúvida, você venha nos procurar. Estaremos sempre dispostos a dialogar, porque, sem dúvida nenhuma, a imprensa também é um grande meio de comunicação entre pessoas com mandatos políticos e o povo.
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
De acordo com texto divulgado pela Casa de Leis, iniciativa da Comissão de Orçamento busca…
Nesta sexta-feira, dia 9 de maio, ocorre mais uma edição da tradicional “Feira Revelando Talentos”.…
Acidente ocorreu na madrugada deste domingo, dia 4 de maio, no bairro Palmital; vítima foi…
This website uses cookies.
View Comments
Bom dia! Problema com lixo recolhido das residências. Cuido de colocar o lixo quase na hora do recolhimento, os trabalhadores que recolhem vão juntando o lixo da rua e colocam todos juntos em frente a uma residência. Os cães que não são de rua e sim de moradores atacam espalhando lixo por toda a rua. O 🚛 passa leva o que sobrou e o restante fica espalhado na frente das 🏘️ . Pego uma saco e junto ex: PH, absorventes, fraldas e comida podre. Pior é que colocam em frente a minha casa, tenho que ficar com uma mangueira espantando os cães até o 🚛 passar. Não é justo! Se observar as frentes de terrenos e 🏡 estão cheio de lixo, tornando a nossa cidade suja.