Em resposta ao site Tribuna de Itapoá, por meio de sua Assessoria de Comunicação, a Surbi alegou ter conhecimento das reclamações feitas pelos usuários e disse que trabalha diariamente para evitar que esses acontecimentos se repitam. “Nossos coletores são orientados e treinados para que façam a coleta de forma correta, conforme o resíduo coletado, tanto o domiciliar quanto o reciclável”, explica a empresa em nota. Segundo a Surbi, no que diz respeito às reclamações sobre a possível coleta misturada de recicláveis e lixo comum, o caminhão compactador (voltado à coleta domiciliar) não está recolhendo os recicláveis. “A empresa foi atrás dessa denúncia e levantou que há um veículo particular que está passando antes do caminhão da coleta seletiva e recolhendo os materiais recicláveis de forma ilegal. Ou seja, esses materiais não estão sendo recolhidos pelo caminhão compactador e, muitas vezes, nem pela coleta seletiva. A empresa vai formalizar essa situação ao órgão municipal responsável, para que sejam tomadas as devidas providências”, diz a nota.
A empresa solicita a compreensão da comunidade para os dias em que as coletas atrasem ou não sejam realizadas. “Cada caminhão tem uma equipe responsável por cada setor. Quando um dos coletores falta ao dia de trabalho, a Gerência precisa fazer um remanejamento de colaboradores para cobrir essa falta. Isso acarreta, muitas vezes, no atraso do itinerário dos caminhões ou na reformulação do cronograma daquele dia”, explica a Surbi.
Para o registro de reclamações, informações e sugestões, a empresa disponibiliza um número telefônico – 0800-643-0201. “As reclamações registradas na empresa são averiguadas, com intuito de prestar esclarecimento aos usuários, efetuar ações corretivas e atender os serviços públicos de coleta no Município. A Surbi tem, como compromissos, a prestação de serviços de qualidade aos seus usuários, a realização de ações de preservação do meio ambiente e a manutenção da cidade de Itapoá limpa e bonita”, conclui.
Sobre a coleta de resíduos em Itapoá
A coleta de resíduos domiciliares ocorre, em Itapoá, de segunda-feira a sábado, com os bairros divididos em setores de coleta. As equipes trabalham em dois turnos, sendo das 6h às 13h20 e das 14h às 22h20. A coleta na região do Centro é realizada de segunda a sábado, das 14h às 22h20.
Já o caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada setor (divisão dos bairros), de segunda a sexta-feira, em dois turnos, de 08h às 12h e das 13:15 às 18 horas.
Orientações sobre como devem proceder os usuários do serviço de coleta de resíduos em Itapoá
Assim como com a coleta de resíduos domiciliares, para que a coleta seletiva funcione de forma efetiva, precisamos da colaboração dos usuários. Como já mencionado, os coletores recebem a instrução de apenas recolher os materiais recicláveis armazenados separadamente do lixo comum. Essa separação é fundamental para o trabalho dos coletores e a agilidade do serviço de coleta.
A instrução aos usuários, é que armazenem os materiais recicláveis em sacolas e caixas, deixando esse material disposto embaixo da lixeira. Os usuários também podem identificar o local do material reciclável com uma placa. O caminhão da coleta seletiva inicia o roteiro a partir das 8h00min, conforme o setor do dia.
Caso o usuário coloque os recicláveis após a passagem do caminhão da coleta seletiva, os materiais serão recolhidos pelo próximo caminhão coletor. Nessas situações, pode ocorrer a coleta desses materiais por parte da equipe de coleta domiciliar de forma a não gerar acúmulo de resíduos nas ruas.
Por isso, é importante que o morador disponha os resíduos um pouco antes do horário habitual da coleta ou que mantenha os materiais guardados em casa até o próximo dia da coleta seletiva.
Os usuários que tiverem dúvidas de como armazenar e dispor os materiais recicláveis podem entrar em contato com a Surbi pelo telefone (47) 3443-2506. O atendimento aos usuários ocorre em horário comercial de segunda a sexta-feira.
Coleta na Temporada
Para atender o município de Itapoá durante a temporada de verão, a Surbi vai aumentar o seu efetivo nas coletas de resíduos domiciliares. No período de 20 de novembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015, as coletas serão realizadas diariamente em todos os balneários. As equipes irão trabalhar em dois turnos, das 05h às 13h20 e das 17 horas até às 01h20. Atualmente, a empresa conta com quatro caminhões compactadores e receberá o reforço de mais três caminhões para esta temporada.
Durante esse período, a coleta seletiva não sofrerá modificações, sendo realizada conforme o cronograma atual.
Orientações
A Surbi pede a colaboração dos usuários no acondicionamento de seus resíduos, tanto os domiciliares quanto dos materiais recicláveis. Acondicione o lixo em sacos apropriados, bem fechados, colocando-os em locais visíveis, de fácil acesso e no horário da coleta. Dessa forma, você evita acidentes e a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.
Para a segurança dos coletores, os vidros quebrados devem ser embrulhados em jornais e, se possível, que a sacola esteja identificada. A empresa lembra ainda que restos de entulho não serão recolhidos pela coleta regular. Colabore com a coleta seletiva, separe os materiais recicláveis dos resíduos domiciliares e fique de olho no cronograma da coleta.
“A empresa agradece a compreensão de clientes e usuários, e reforça seu compromisso em prestar serviços de qualidade ao município de Itapoá”, conclui a nota enviada ao Tribuna de Itapoá.
Do Tribuna de Itapoá, com a colaboração de Jenifer Leu, Assistente de Comunicação da Serrana Engenharia Ltda., empresa que controla a Surbi.
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
De acordo com texto divulgado pela Casa de Leis, iniciativa da Comissão de Orçamento busca…
This website uses cookies.