Como foi prometido, e já esperado, logo após a posse, no segundo dia da nova gestão renasce o Ministério da Cultura. Desde a escolha da Ministra Margareth Menezes, da equipe técnica, e da cerimônia de posse, tanto da Ministra como do Presidente, a força ideológica que sustenta o novo governo é uma valorização do Brasil, através da valorização da sua riqueza e diversidade. A começar pelo hino nacional executado contemplando ritmicamente vários gêneros musicais brasileiros.
Importante também na cerimônia de posse do Ministério da Cultura a consciência presente nos diversos discursos do lugar central da cultura na sociedade, como o seu motor, gerador de energia, que faz a sociedade se movimentar em busca do aperfeiçoamento das relações e minimização das mazelas e iniquidades presentes neste processo que todos, todas e todes, vivemos. Isso aparece na fala da historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz onde ressalta que ‘a cultura não é um produto, mas ela é o que produz’.
Ressaltado pelos que tiveram a palavra foi a tentativa de desmonte da cultura e suas ferramentas no governo anterior. O que é algo óbvio para quem trabalha direta ou indiretamente com o setor cultural, mas é preciso ser repetido e esclarecido para grande parte da população, para evitar novas criminalizações e desvalorização dos trabalhadores da cultura, promovida e financiada pelos próprios ocupantes do poder público na gestão passada.
E para finalizar no discurso da Ministra, a ideia de que a Cultura, por não ser um produto, mas quem realmente produz a cidadania, deve estar presente e de mãos dadas com todos os outros setores que precisam da atenção do governo. Termino essa coluna com a frase lapidar da Ministra Margareth Menezes: ‘Educação sem cultura é ensino; Segurança sem cultura é repressão; Saúde sem cultura é remediação; e Desenvolvimento social sem cultura é assistencialismo.
Na tarde dessa sexta-feira, dia 18 de abril, quatro pessoas foram resgatadas após um episódio…
Na noite dessa quinta-feira, dia 17 de abril, um homem de 45 anos de idade…
Três projetos culturais promovem arte, educação ambiental e trocas de saberes tradicionais na Reserva Volta…
Faleceu nessa terça-feira, dia 15 de abril, aos 53 anos, o ex-vereador e ex-presidente da…
USUCAPIÃO Nº 5000490-64.2024.8.24.0126/SC AUTOR: JORGE DRANCZUK RÉU: SÔNIA MARIA ROSA PEREIRA RÉU: ROSEMEIRE ROSA BORTOLON…
A cidade de Itapoá celebrou, na tarde dessa segunda-feira, dia 14 de abril, a inauguração…
This website uses cookies.