Porto Itapoá oferece novas soluções logísticas integradas
Novos serviços trazem praticidade para cliente com interesses específicos, mas também podem significar redução de custos operacionais
Clientes do Porto Itapoá podem, agora, contar com novas soluções logísticas integradas. A primeira delas é o serviço de armazenagem de cargas em armazém geral com área dedicada exclusiva para as operações gerenciadas pelo próprio porto, com mais de 2 mil metros quadrados. A segunda solução é o serviço de transporte rodoviário de carga consolidada (LTL – Less-than-truckload) até a porta do cliente, com saídas diárias.
As novidades, segundo o diretor de Negócios e Experiência do Cliente, Roberto Pandolfo, foram introduzidas para atender interesses específicos de algumas empresas. “As soluções integradas que estamos oferecendo buscam facilitar a jornada do cliente que trabalha conosco, mas também podem significar uma redução de custos, dependendo da composição logística que for estruturada”, explica.
No caso do serviço de armazenagem para cargas gerais, Pandolfo explica que o benefício imediato é a flexibilidade obtida pelo cliente em relação ao uso do contêiner, cessando ou reduzindo o pagamento da demurrage – multa paga pelo cliente que utiliza um contêiner para além do prazo contratado. “Com a localização estratégica deste espaço, a ‘desova’ do contêiner e sua devolução para o armador tornam-se mais práticas e rápidas, sobretudo pelo fato do free-time (tempo de uso do contêiner) ter sido consideravelmente reduzido desde o início da pandemia”.
O espaço também pode funcionar como um “pulmão” para a empresa que estiver com sua capacidade de estoque próxima ao limite. “Trata-se de uma solução para aquele cliente que eventualmente precisa de um local para armazenar sua carga. Além disso, os trâmites operacionais ficam sob nossa responsabilidade o que é, sem dúvida, uma comodidade”, comenta Pandolfo.
Já como segunda solução, em complemento às operações de cargas fracionadas em contêineres (LCL – Less Container Load), o Porto Itapoá desenvolveu o serviço de transporte de cargas fracionadas (LTL – Less-than-truckload) que teve seu início no mês de julho e já faz parte da estratégia de alguns clientes. As entregas são feitas nos raios de 160 km e 260 km do Porto Itapoá. O objetivo é levar a carga do Porto Itapoá diretamente até a porta do cliente através de transporte gerenciado pelo próprio Terminal. “Dessa forma, absorvemos uma etapa no processo logístico do cliente, assegurando a entrega e acabando com possíveis contratempos”, salienta o diretor do Porto Itapoá.
Roberto Pandolfo destaca, ainda, que para além da estrutura própria do Porto Itapoá, diversos serviços logísticos estão disponíveis na retroárea do Terminal. “A estrutura de serviços de apoio à operação portuária em nossa região, exercidos por terceiros, atualmente já se encontra num estágio de maturidade e tem capacidade para suprir interesses diversos”, finaliza o executivo.
Porto em expansão
As obras de expansão do Porto Itapoá já tiveram início e serão concluídas até o fim de 2023. A expansão representa um importante passo para as atividades do Terminal, uma vez que a capacidade de movimentação de carga vai praticamente dobrar. O pátio vai dos atuais 250 mil m² para 455 mil m². A expansão será fruto de um investimento de R$ 750 milhões.
O diretor do Porto Itapoá, Roberto Pandolfo, mostrou satisfação em ver o bom andamento da obra. “Temos feito constantes investimentos em infraestrutura e tecnologia, sempre com foco em desempenho”, ressaltou. “Esta expansão vai nos proporcionar aumentar nossa capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs movimentados por ano para 2 milhões de TEUs”, explicou Pandolfo.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Sua localização privilegiada, na Baía da Babitonga, proporciona condições seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas, a Baía é ideal para receber embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
A Lojas Colombo vai abrir sua primeira unidade em Garuva nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, na Avenida Paraná, 450, área central da cidade. O evento inicia às 10 horas, com o descerramento da fita inaugural, quando estarão presentes o diretor Co...
Esse resultado é reflexo dos investimentos do empreendimento, que foi o terminal de contêineres com maior crescimento nos últimos 2 anos e já inicia a Fase IV de expansão O Porto Itapoá, localizado na Baía da Babitonga, litoral Norte de Santa Cata...
Esse projeto é mais um passo no crescimento contínuo do Terminal, que planeja ser o maior e mais eficiente da América do Sul até 2033 O Porto Itapoá está dando início à sua Fase IV de expansão, com previsão de investimentos que somam R$ 500 milhõe...