Demanda antiga dos itapoaenses, a proposta da construção de um estabelecimento hospitalar local pode sair do papel
Na tarde dessa sexta-feira, dia 27 de maio, órgãos de imprensa de Joinville repercutiram a notícia divulgada pela Prefeitura, primeiramente a essas mídias joinvilenses, abordando a aprovação, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, do Projeto Básico de Arquitetura de construção do Hospital Municipal de Itapoá.
Mais tarde, já na noite dessa mesma sexta (27/05), em seu perfil no Facebook, o prefeito de Itapoá Marlon Neuber, fez o anúncio dessa aprovação. Em um vídeo no qual ele aparece ao lado da secretária municipal de Saúde, Janayna Gomes, Marlon falou sobre o feito. “Ontem [referindo-se a 26/05], no finalzinho da tarde, recebemos o ofício 159 da Vigilância do Estado, dizendo que foi aprovado o projeto do nosso hospital”. A secretária Janayna deu mais detalhes sobre a aprovação recebida. “Para que a gente construa o nosso hospital, todo na regra, todo conforme a Vigilância Sanitária exige, e esse serviço seja de qualidade, precisava dessa aprovação. Isso é um grande passo. É o maior passo que tínhamos no caminho para seguirmos à construção. Agora, é com o Município.”
No mesmo vídeo, o prefeito adiantou o nome do Hospital e explicou que já está dando sequência no processo para a concretização dessa requisitada obra. “O Hospital Bom Jesus, será o Hospital Municipal de Itapoá e nós encaminharemos ainda esta semana para a Câmara de Vereadores, o pedido para que os vereadores nos autorizem a fazer um grande leilão. São quase 400 lotes que o município não usa e o objetivo é nós termos esse recurso para poder construir esse hospital. Enquanto isso, os projetos executivos complementares estarão sendo feitos e, no passo seguinte, fizemos o leilão, com aquele recurso, vamos para a licitação para construir. É um projeto para dois ou três anos e estamos dando um grande passo neste momento para que a nossa população seja atendida aqui na nossa terrinha. É um motivo para nós todos comemorarmos”, concluiu o Prefeito.
A área total prevista no projeto arquitetônico é de 4.515 m², que serão distribuídos em três pavimentos que abrigarão 38 leitos, espaço de pronto atendimento, atendimento ambulatorial, espaço de internamento, centro cirúrgico e obstétrico, agência transfusional (responsável pelo armazenamento de sangue e derivados e exames pré-transfusionais), serviços de imagens como raio-x, tomografia, ultrassonografia e endoscopia; espaços para atendimento nutricional, lactário, farmácia, centrais de esterilização, administrativa e de equipamentos.
A sede hospitalar será na Rua João Horácio Vieira, no Centro de Itapoá. As especialidades atendidas devem ser clínica geral, oftalmologia e cirurgia obstetrícia e ginecológica, além de cirurgias de baixa e média complexidade em pacientes adultos.
O prefeito Marlon Neuber cita que o novo hospital se somará à estrutura de Saúde já existente na Cidade, gerando empregos, movimentando a economia local e trazendo mais investidores para Itapoá. “O crescimento será de toda a cadeia que envolve a instalação de um hospital, novos moradores que movimentarão o comércio, o mercado imobiliário, crescimento na educação e formação profissional”, considera.
IMAGEM: Prefeitura de Itapoá / Divulgação.
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
De acordo com texto divulgado pela Casa de Leis, iniciativa da Comissão de Orçamento busca…
This website uses cookies.
View Comments
Graças a Deus 🙏 Fomos ao Twitter e pedimos ao GovSantaCatarina e fomos atendidos! A população de Itapoá merece! Doravante teremos os verdadeiros bebês cidadãos itapoaenses, salvo os nascidos em casa! Quem ama coopera🥰
Que maravilha! Veraneio em Itapoá todo ano e sentia falta de um hospital. Mas acho que 38 leitos é muito pouco. Deveriam fazer mais já no início. Espero que tudo seja realizado rapidamente.
Excelente notícia! O hospital também vai oferecer hemodiálise ou os itapoenses continuarão tendo que ir para Joinville?