Desde o primeiro dia deste ano de 2022, quando policiais militares de Itapoá apreenderam um mini fusca, o assunto tem repercutido nas redes socias e canais de mídia de todo o Brasil. De um lado, pessoas que defendem a ação policial, do outro, as que criticam e, no meio, aquelas que se divertem com a situação, criando e compartilhando memes sobre o assunto.
O mini carro era dirigido por uma criança de sete anos de idade e circulava entre os veículos normais até ter seu passeio interrompido pela Polícia. O carro foi guinchado e multado. Além disso, a habilitação do pai da menina, que estava com ela no veículo, foi suspensa. Ele ainda responderá por entregar o veículo a condutor não habilitado e menor de idade.
A PM explicou que a família, que possui casa na cidade de Itapoá, passava a virada do ano no local e foi avisada de que não poderia circular nas vias públicas com o mini fusca, mas persistiram no ato. Imagens que seriam do momento em que a orientação era dada foram divulgadas, inclusive. Os motivos apontados pela Polícia para que o carro fosse guinchado foram o fato de não oferecer condições de segurança, não possuir a documentação necessário e ser dirigido por pessoa não habilitada.
O veículo, que imita o famoso fusca Herbie, custou R$ 12,5 mil, tem um motor de 50 cilindradas e é movido a gasolina, permitindo o transporte simultâneo de até duas pessoas. Ele foi comprado em 2021 e a família alega desconhecimento sobre a necessidade de autorização para circular nas ruas.
O CTB Código de Trânsito Brasileiro) explicita em seu artigo 120, que todo veículo automotor deve ser registrado. Além disso, o artigo 130 obriga o licenciamento anual desses. E, assim como carros regulares, o mini veículo deveria ser dirigido por motorista habilitado e maior de 18 anos quando em área pública. Não há impedimento quanto à criança dirigir o mini carro em condomínios, casas, chácaras, etc.
A polêmica tomou conta das redes sociais e foi matéria de grandes veículos de comunicação regionais e nacionais, como a Tribuna do Paraná, a Banda B, Diário do Nordeste, o Jornal do Almoço (SC), o NSC Notícias, Metrópoles, Correio Braziliense, Folha de São Paulo, G1, Jornal Hoje e diversas mídias especializadas em automóveis.
Confira, abaixo, os vídeos sobre o assunto que foram divulgados nas redes sociais:
FOTO: Grupos de WhatsApp / Reprodução.
Investigação nacional mira grupo criminoso que utilizava alteração facial para burlar autenticação biométrica e acessar…
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
This website uses cookies.