Walter Benjamin no segmento da literatura já havia refletido sobre a necessidade de o autor conseguir meios de produzir sua obra, mesmo em menor escala. Essa necessidade vem por dois principais e complementares motivos: para a liberdade artística e de pensamento, e para a não dependência do mercado para sua produção.
Muitos segmentos culturais vivem essa necessidade por não estarem dentro dos produtos com grande capacidade de comercialização, por serem muito caro e dispendioso para produzir, e por isso difíceis de vender; ou por não serem atraentes para o grande público mesmo sem perder o seu valor histórico, estético e cultural. Por esse motivo existem as ferramentas de fomento à cultura.
Não fossem elas, alguns segmentos artísticos e culturais já teriam deixado de existir. O próprio ensino das artes teria ou se elitizado muito mais, ou diminuído sua escala de atuação, já que manter uma escola demanda muitos gastos, trabalhadores e a procura não tão grande quanto para outros cursos profissionalizantes.
No mercado fonográfico, editorial e de outros segmentos nos últimos tempos foram criadas plataformas para divulgação e entrega de produtos culturais produzidos. É uma forma de manter um contato com um público independente das grandes editoras, empresas fonográficas e comerciantes dos produtos artísticos. Nestas, a participação dos cidadãos apreciadores dessas artes tem papel fundamental para manutenção dessa produção que, ao lado dos artistas, compram seus produtos e podem fazer doações para o mesmo.
As plataformas são uma forma de democratização da produção independente, já que um dos problemas do sistema capitalista, é um natural tendência à concentração do capital através da concentração dos meios de produção ou comercialização.
Desse modo, se queremos mais arte, e neste desejo está um aumento da diversidade nas artes, é sensato contribuir com as produções independentes e com as possibilidades de doar diretamente, ou através do incentivo fiscal federal, estadual ou municipal para não se viver um estreitamento das expressões artística. Estreitamento que é sinônimo de um estreitamento do pensamento e do ser humano.
Ivan Pinto da Luz afirma que concessão de diárias passa por rigorosa fiscalização e diz…
Em o “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, o botânico e paisagista Ricardo Cardim escreveu: “...…
Em aproximadamente dois meses, vereadores e servidores da Câmara de Itapoá receberam mais de R$…
As obras dos molhes do novo canal do rio Saí Mirim, em Itapoá, seguem em…
O Porto Itapoá alcançou um marco importante em 2024 ao evitar o consumo de mais…
Itapoá recebe, no próximo dia 9 de maio, um espetáculo imperdível para os amantes da…
This website uses cookies.