FOTO: Justiça Eleitoral / Divulgação.
Data e Cuidados
O primeiro turno das Eleições 2020 ocorre neste domingo, dia 15 de novembro de 2020. O horário de votação será das 7h à 17h. Para pessoas com 60 anos ou mais, o horário preferencial será das 7h às 10h. Fique atento às orientações que estão sendo amplamente divulgadas nas mais diversas mídias em relação à pandemia de Covid-19 (que nós também divulgamos em matéria disponível clicando aqui)!
Documentos e Votação
No dia da eleição, leve um documento oficial com foto. Leve também seu título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Se preferir, baixe e instale o e-Título, disponível na Google Play Store e Apple Store. O eleitor que souber seu local de votação pode votar sem título de eleitor, levando apenas um documento oficial com foto, mas para consultar o seu local de votação, terá que acessar o seu título de eleitor.
No teclado da urna eletrônica, digite o número dos candidatos de sua preferência. Primeiro para o cargo de vereador (cinco dígitos) e depois o de prefeito (dois dígitos). Na tela, aparecerão a foto, o número, o nome e a sigla do partido do candidato. Se as informações estiverem corretas, aperte a tecla verde “Confirma”.
O comprovante de votação só será entregue para quem solicitar ao mesário. Não é possível conseguir o comprovante pela internet, nem existe segunda via. Se o eleitor o perdeu e precisar provar que está em dia com as obrigações eleitorais, pode pedir a certidão de quitação em um cartório eleitoral ou pelo site do TSE.
Justificativa de Ausência
Se estiver fora do domicílio eleitoral, a Justificativa por ausência pode ser feita no dia. Ela ocorrerá por georreferenciamento e deve ser feita preferencialmente pelo aplicativo e-Título, que evita a ida presencial a um local de votação em razão da pandemia. A funcionalidade no app estará disponível no dia da votação (15/11/2020). Quem não tiver acesso a um smartphone pode justificar em qualquer local de votação. Após, no prazo de 60 dias, também é possível fazer essa justificativa, comprovando o motivo da ausência, apresentando um comprovante, como atestado médico ou bilhete de viagem, por exemplo. Isso poderá ser feito presencialmente em um cartório eleitoral, pelo aplicativo e-Título ou pela internet no Sistema Justifica, que funciona após a eleição. Em todos os casos, será necessário apresentar ou enviar os documentos pessoais e comprobatórios.
CLIQUE AQUI E CONFIRA QUEM CONTA COM O SEU VOTO À PREFEITURA DE ITAPOÁ NESTAS ELEIÇÕES 2020.
VOCÊ É DE GARUVA? ENTÃO CLIQUE AQUI E CONHEÇA OS CANDIDATOS À PREFEITURA DE SUA CIDADE.
Investigação nacional mira grupo criminoso que utilizava alteração facial para burlar autenticação biométrica e acessar…
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
This website uses cookies.