Com o objetivo de intensificar ainda mais as medidas de cuidados e prevenção contra a propagação do COVID-19, o Porto Itapoá anunciou nessa sexta-feira, dia 20 de março, que iniciou a atividade de triagem dos caminhoneiros no Acesso B1 (estrada de acesso exclusiva de caminhões ao terminal portuário).
Além da recomendação expressa da não realização de contato físico, por parte de colaboradores e motoristas, uma equipe de enfermagem está atuando junto aos motoristas com posto avançado de atendimento pré-hospitalar, realizando a triagem de cada veículo. Ao ser constatado qualquer sintoma relativo à gripe, a equipe orienta o motorista e não permite o acesso aos gates do Terminal.
Em relação às equipes operacionais de pátio e costado, as mesmas já possuem efetivo contingenciado, visando atender a demanda de carga e descarga dentro das possibilidades. Para intensificar os cuidados a uma potencial exposição dos colaboradores, o Porto Itapoá adotará uma medida alternativa e temporária recomendada pela própria equipe médica do Terminal, para garantir maior assertividade nas ações de prevenção contra a propagação do coronavirus.
A partir dessa segunda-feira, dia 23 de março, o Porto mudará a jornada de trabalho temporariamente para eliminar as quatro trocas de turnos por dia, passando a efetuar apenas duas trocas diárias. Os Colaboradores trabalharão em modelo de rodízio, atuando por cinco dias e folgando outros cinco. Atualmente, a jornada acontece por cinco dias, com seis horas diárias de trabalho, com um a dois dias de folga. Com essa alternativa diminui-se o número de pessoas potencialmente expostas diariamente, além de evitar o uso do mesmo equipamento por mais pessoas.
Somadas essas duas ações: triagem aos motoristas e diminuição das trocas de turno, assegura-se um maior controle e aumenta o bloqueio à propagação do vírus. Acrescenta-se ainda a recomendação sobre o não desembarque das tripulações dos navios, que vem sendo acatada pelos armadores.
Importante ressaltar que a atividade portuária permanece em operação devido ao fato de ser considerada uma das atividades essenciais pelas autoridades estaduais e federais. O abastecimento nacional e internacional são condições indispensáveis, inclusive para segurança alimentar e de saúde da população.
O Porto Itapoá está à disposição para esclarecer todos os pontos de dúvida de clientes, imprensa, órgãos públicos, fornecedores e comunidade.
Em anexo ao comunicado divulgado pelo Porto, o terminal portuário também divulgou o seguinte esclarecimento da Antaq (Agência Nacional de Transporte Aquaviário):
USUCAPIÃO Nº 5000370-21.2024.8.24.0126/SC AUTOR: VANDERLEI CARLOS POLLNOW AUTOR: CRISTINA SALES POLLNOW RÉU: WALDECY CANTARINO …
O assalto a uma concessionária de veículos de luxo em Jaraguá do Sul, ocorrido nessa…
USUCAPIÃO Nº 5001819-14.2024.8.24.0126/SC AUTOR: LEDINEIA PEREIRA NERES DA CUNHA AUTOR: JOAO JOSE DA CUNHA EDITAL…
Na tarde dessa terça-feira, dia 22 de abril, um ousado roubo a uma loja de…
USUCAPIÃO Nº 5000353-82.2024.8.24.0126/SC AUTOR: LEONARDO JUNIOR DE MATHIA AUTOR: GRAZIELI GUARDA DE MATHIA RÉU: SÔNIA…
Pelo 13º ano consecutivo, o Porto Itapoá marca presença na “Intermodal South America”, que iniciou…
This website uses cookies.