Um filósofo alemão, Walter Benjamin, escreveu certa vez: ‘convencer é infrutífero’. Nada mais verdadeiro pois o fruto almejado é justamente a reflexão. Somente esta pode dar movimento e realizar assim uma transformação positiva na sociedade.
Contrário ao movimento é a estagnação. Convencidos de suas certezas pode-se, ao mesmo tempo em que se busca convencer os outros, não aceitar, nem sequer ouvir, conhecimentos, informações, ou opiniões partilhadas que não concordem com estas certezas. O nome disso é intolerância que, em diferentes níveis fecham qualquer abertura de reflexão com variações de frases sem significado do estilo ‘o que é certo é certo, e ponto final’.
Malvistas pela sociedade de consumo, defensoras e protagonizadoras da dúvida, com método ou sem, a Filosofia e a Arte buscam libertar o ser humano da estagnação. Elas promovem o exercício da dúvida e nos ensinam não somente a pensar duas vezes antes de agir, mas a pensar infinitamente enquanto vivermos.
No entanto, esta ampliação de possibilidades que elas promovem não interessam aos que se beneficiam da alienação das improdutivas certezas. Por isso, além de ocupar o menor espaço possível dentro da nossa formação, isso quando não são excluídas dela, nada hoje promove o contato com a arte verdadeira e com a reflexão filosófica. O trabalho, consumo e o entretenimento, raramente promovem esta abertura.
Na dúvida, reavalie seus conceitos, propósitos, prioridades, certezas, rotinas…, enfim reavalie-se. Somente assim teremos um 2020 melhor que 2019, e assim consecutivamente. Esta é a mensagem de esperança da primeira coluna do ano, pois a ferramenta de transformação está ao alcance de nossas mãos e dentro de nós. Uma excelente leitura e aberto e renovador 2020 para todos.
Itapoá recebe, no próximo dia 9 de maio, um espetáculo imperdível para os amantes da…
Ações do MPSC têm impacto direto na defesa de direitos fundamentais da população itapoaense O…
USUCAPIÃO Nº 5000354-67.2024.8.24.0126/SC AUTOR: GRAZIELI GUARDA DE MATHIA AUTOR: LEONARDO JUNIOR DE MATHIA RÉU: MANSUETO…
A crescente movimentação de cargas nos portos catarinenses revela a importância estratégica da diversificação dos…
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
Itapoá comemora seus 36 anos unindo moradores e visitantes em uma grande celebração de história,…
This website uses cookies.