FOTO: Prefeitura de Itapoá/ Divulgação.
Limpeza de caixas d’água e combate a furtos evitam contaminação da água potável distribuída pela Itapoá Saneamento
A Itapoá Saneamento vem investindo em tecnologia para garantir a qualidade da água que chega às torneiras dos imóveis residenciais e comerciais de Itapoá. Testes laboratoriais frequentes e monitoramento digital de adutoras, tubulações e da Estação de Tratamento de Água (ETA) Maria Catarina permitem que a água distribuída para os moradores da cidade atenda a todos os parâmetros legais.
Diariamente, a empresa realiza mais de 400 análises no ponto de saída da água da ETA e em diversos locais da rede de distribuição. Na ETA, os testes chegam a ser feitos de hora em hora. Além disso, a concessionária faz análises periódicas no manancial, nas adutoras e na rede de distribuição, seguindo orientações do Ministério da Saúde.
Outro cuidado adotado é a higienização de tanques e filtros na ETA, segundo o diretor concessionária, Antonio Hércules Neto. “As manutenções programadas e os testes amostrais fazem com que a água saia da estação nos padrões adequados de cor, transparência, cloro, sem contaminação por bactérias ou coliformes”, diz. Ao todo, o processo de tratamento em Itapoá envolve oito etapas: a captação de água bruta no Rio Saí Mirim, a coagulação, a floculação e a decantação de partículas, além da filtração, desinfecção, fluoretação, armazenagem e distribuição.
O sistema de abastecimento da cidade é acompanhado 24 horas por dia por um Centro de Controle Operacional (CCO). Os profissionais da companhia monitoram remotamente o nível dos reservatórios que abastecem a cidade e o volume e a pressão da água em diferentes pontos da rede. Esse acompanhamento facilita a identificação de possíveis danos e vazamentos nas tubulações e reduz o tempo de reparos.
Sem contaminação
Ligações clandestinas, furtos de água, interligações de poços e instalações de bombas nos cavaletes ligados à rede podem causar alterações na coloração da água e eventualmente até a sua contaminação. Além disso, o excesso de pressão no sistema de abastecimento após a necessidade de consertos e a despressurização da rede podem ocasionar o descolamento de partículas das tubulações. “Os ‘gatos’ não são apenas fraudes. Eles podem comprometer a qualidade da água, por isso devem ser combatidos”, explica o diretor da concessionária. Casos de furtos e outras irregularidades podem ser denunciados anonimamente pelo telefone 0800 643 2750.
Nas casas, a falta de limpeza das caixas d’água também pode elevar a concentração de sujeira e interferir na coloração da água que chega às torneiras. A Itapoá Saneamento recomenda que os reservatórios nas residências sejam higienizados semestralmente: “A limpeza é simples e pode ser feita apenas com água sanitária, esponjas e panos limpos. Os cuidados domésticos complementam o trabalho de tratamento que realizamos na ETA e o benefício é de todos”, frisa.
Sobre a Itapoá Saneamento – A Itapoá Saneamento assumiu os serviços de tratamento e distribuição água e esgotamento sanitário no município de Itapoá em outubro de 2012, por 30 anos. Controlada pela Iguá Saneamento e pela Serrana Engenharia, a Itapoá Saneamento tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto.
Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.
Sobre a EBS – A Empresa Brasileira de Saneamento Ltda é uma empresa do Grupo Serrana Engenharia. Fundado em 1991, o Grupo Serrana está sediado em Joinville (SC). Presta serviços nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, Elétrica, Sistemas de Abastecimento de Águas e de Esgotamento Sanitário. O Grupo atua em mais de 100 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Pernambuco e Alagoas. Em 2007 o Grupo Serrana iniciou suas atividades na área de sistemas de abastecimento de água e sistemas de esgotamento sanitário. Foi um dos pioneiros no estado de Santa Catarina em serviços de Concessão de Água e Esgoto, sendo vencedora de um dos primeiros contratos de concessão plena. Oferece ainda serviços de gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, implantação de sistemas de gestão comercial e operacional, redução de perdas físicas, redução de perdas comerciais e eficientização energética em sistemas de saneamento.
Da Itapoá Saneamento.
Investigação nacional mira grupo criminoso que utilizava alteração facial para burlar autenticação biométrica e acessar…
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
This website uses cookies.