As ligações irregulares (os populares gatos) usadas para furtar água da rede de abastecimento são consideradas crime. Ao ser comprovada a fraude pelo fiscal da Itapoá Saneamento, a ligação irregular é desfeita, o cliente paga multa, arca com o consumo retroativo aos meses em que utilizou a água de maneira indevida e ainda assume os custos de instalação de uma caixa abrigo (utilizada para acomodar os hidrômetros nos imóveis, facilitando a acesso à leitura e garantindo a segurança do equipamento) e de uma ligação nova. O consumidor que frauda a rede de água responde por crime de furto, segundo o artigo 155 do Código Penal.
Com o objetivo de coibir as fraudes, evitando assim a contaminação da água potável distribuída pela rede de abastecimento, a Itapoá Saneamento realiza periodicamente a operação “Caça Fraudes”. Desde 2016, já foram feitas aproximadamente três mil fiscalizações e identificadas 743 irregularidades.
O diretor operacional da Itapoá Saneamento, Antonio Hércules Neto, explica que a fraude no sistema de água é qualquer prática de adulteração que prejudique o funcionamento dos equipamentos de medição, lacres e tubulações. “Essa violação traz inúmeros prejuízos, pois compromete seriamente o abastecimento de água no Município, causando despressurização e contaminação da rede. Nossa maior preocupação em combater as fraudes é garantir a qualidade da água que chega às residências e aos estabelecimentos comerciais da Cidade”, ressalta.
Assim como a ligação clandestina, que aumenta o risco de contaminação da água distribuída pela rede de abastecimento, os poços artesianos também representam riscos à saúde da população. Isso porque nem sempre o poço capta água de um aquífero, mas de um lençol freático superficial mais suscetível a sofrer contaminação do solo, o que pode afetar a qualidade da água. De acordo com o regulamento dos serviços públicos de abastecimento de água e esgoto de Itapoá, é obrigatória a ligação de todas as edificações às redes de abastecimento nas áreas que contam com sistema de distribuição instalado.
A supervisora comercial da Itapoá Saneamento, Jaqueline Martimiano, explica que na campanha de combate às fraudes, o apoio do cidadão é fundamental, principalmente para a realização de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone 0800 643 2750.
A Itapoá Saneamento informa e orienta a população quanto aos riscos de contaminação da água e está à disposição de todos os clientes que possuem irregularidades e gostariam de regularizar sua situação. Para isso, basta procurar a concessionária.
O SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente – funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 16h30 e está localizado na Rua Lindóia, 328, Itapema do Norte. A concessionária disponibiliza também o atendimento pelo aplicativo WhatsApp (47) 99640-1226 e pelo email: atendimento.itapoa@itapoasaneamento.com.br
Da Itapoá Saneamento.
Ivan Pinto da Luz afirma que concessão de diárias passa por rigorosa fiscalização e diz…
Em o “Paisagismo Sustentável para o Brasil”, o botânico e paisagista Ricardo Cardim escreveu: “...…
Em aproximadamente dois meses, vereadores e servidores da Câmara de Itapoá receberam mais de R$…
As obras dos molhes do novo canal do rio Saí Mirim, em Itapoá, seguem em…
O Porto Itapoá alcançou um marco importante em 2024 ao evitar o consumo de mais…
Itapoá recebe, no próximo dia 9 de maio, um espetáculo imperdível para os amantes da…
This website uses cookies.