FOTO: Jerry Sperandio.
O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, dia 19 de outubro, uma portaria em que reconhece a situação de emergência decretada no município de Itapoá no final de setembro em função dos prejuízos causados à orla itapoaense pelas ressacas naquele período. Entrando em vigor no momento de sua publicação, a portaria já está valendo. Dessa forma, a Defesa Civil do Município já pode dar início ao plano de trabalho definido em conjunto com a Coordenação Regional da Defesa Civil de Santa Catarina.
A portaria do Governo Federal levou em consideração o decreto assinado pela Prefeitura de Itapoá e homologado ainda em setembro, em que o Município solicita cerca de R$ 3 milhões para reconstruir os estragos causados pelas constantes ressacas marinhas que provocaram a erosão costeira em boa parte das praias locais no último mês. Além disso, também foi levado em consideração a certificação do estado de emergência por parte de Renato Newton Ramlow, secretário nacional de proteção e Defesa Civil a partir do FIDE (Formulário de Informações do Desastre) encaminhado logo após as ressacas.
Evento natural constante em Itapoá nos últimos anos, as ressacas são vistas como causadoras do encolhimento da faixa de areia da orla e pelo assoreamento da boca da barra do rio Saí Mirim, dois sérios problemas enfrentados pelo Município, especialmente nos últimos anos. Nas ressacas do último mês de setembro, houve quedas de muros de contenção, de moradias e de estabelecimentos comerciais. Além disso, vias públicas da Cidade também ficaram comprometidas. Pelo menos cinco dos 32 quilômetros de praia de Itapoá foram afetados por essa ressaca.
FOTO: Jerry Sperandio / Divulgação.
A crescente movimentação de cargas nos portos catarinenses revela a importância estratégica da diversificação dos…
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
Itapoá comemora seus 36 anos unindo moradores e visitantes em uma grande celebração de história,…
Dia 04 de abril, fez um ano que foi instituído o Marco Regulatório do Sistema…
USUCAPIÃO Nº 5000370-21.2024.8.24.0126/SC AUTOR: VANDERLEI CARLOS POLLNOW AUTOR: CRISTINA SALES POLLNOW RÉU: WALDECY CANTARINO …
O assalto a uma concessionária de veículos de luxo em Jaraguá do Sul, ocorrido nessa…
This website uses cookies.