Dois anos atrasado e após tentativas frustradas de liberação, o Contorno de Garuva, ao que tudo indica, se aproxima de ser finalmente aberto ao trânsito. A expectativa do Governo do Estado de Santa Catarina é finalizar a instalação da iluminação e liberar a obra ainda neste mês de setembro.
A obra rodoviária, que teve início em 2013 com a previsão de conclusão em 2016, está concluída há quase um ano. A liberação ao tráfego, porém, passou por alguns entraves, como a exigência de instalação de iluminação adequada no viaduto sobre a rodovia BR-101. No início do mês de agosto, os postes de iluminação começaram a ser construídos para dar fim a esse impasse. Por parte da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), isso era o que faltava para que a rodovia pudesse ser liberada. Agora, a expectativa do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina) é de que se tudo corer dentro do estipulado, até o final de setembro, a obra esteja liberada por completo.
Os dois anos de atrasos na conclusão são resultantes da necessidade de adequação no projeto de desapropriação de áreas particulares, além de questões envolvendo o repasse dos recursos. Só neste ano de 2018, com os trabalhos concluídos em 98%, o prazo para a instalação dos postes de iluminação foi adiado três vezes por problemas na liberação das verbas e na licitação.
De acordo com o Deinfra, além da iluminação, que deve ser concluída neste mês de setembro, está pendente ainda uma alteração na rotatória de ligação do Contorno com a rodovia SC-417, obra de iniciativa da Prefeitura de Garuva.
Iniciando no km 10 da rodovia BR-101 e terminando na intersecção com a rodovia SC-417, o Contorno Sul em Garuva (mais conhecido na região como Contorno de Garuva) fica na localidade do Palmital. Ao todo, 24 postes serão utilizados para iluminar a parte de cima, de baixo e em torno do elevado. As lâmpadas serão de LED. O investimento aproximado será de R$ 250 mil. Com a pavimentação e a sinalização já concluídas há algum tempo, mas a estrada praticamente sem uso, o mato começa a avançar para o asfalto. Apesar de não liberado oficialmente, muitos motoristas utilizam diariamente a via. Há obstáculos sobre o viaduto da BR-101 e na rotatória que liga o Contorno à SC-417, insuficiente para evitar a passagem dos veículos, que se utilizam de um desvio para acessar o novo trecho.
O Contorno de Garuva conta com nove quilômetros de extensão e é uma obra importante para melhorar o trânsito na região. Trata-se de uma via alternativa para veículos pesados que necessitam acessar o Porto Itapoá, que seguirão em sentido ao terminal portuário sem precisar atravessar três quilômetros de área urbana de Garuva com velocidades máximas permitidas variando entre 40 e 60 km/h. No Contorno, a velocidade máxima permitida será a de 80 km/h. Além disso, o atual acesso em Garuva fica na rodovia SC-417 (avenida Paraná) que apresenta grande desgaste em sua via asfáltica, com depressões por causa do tráfego intenso de caminhões.
Imagem: ADR Joinville / Arquivo.
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