Polícia Civil divulga mais detalhes sobre a Operação Contramão, contra desvios de cargas

Conforme já divulgado preliminarmente pela Tribuna de Itapoá, nesse sábado, dia 28 de julho, a Polícia Civil realizou uma operação denominada “Contramão”. A ação se deu por meio do SIC (Setor de Investigação Criminal), coordenado pelo delegado da Delegacia de Polícia Civil de Itapoá, João Filipe Westphal Martins. O objetivo foi desestruturar uma organização criminosa composta por suspeitos organizados para a prática de desvios de carga (furtos qualificados), comunicação falsa de crime e falsidade ideológica.

“Ao todo, foram cumpridas 13 diligências nas Comarcas de Itapoá, Joinville e Blumenau, dentre elas, mandados de busca e apreensão e prisão preventiva”, divulgou a Polícia Civil de Itapoá.

Cinco suspeitos foram presos, sendo um residente de Itapoá, um de Blumenau e três de Joinville.

Entenda o caso:

“Em investigação policial iniciada em março do corrente ano, por conta de um suposto roubo de uma carga que teria sido carregada no Porto de Itapoá, apurou-se que os alvos operavam de forma especializada no furto fraudulento de cargas – simulavam terem sido roubados e desviavam a carga para um receptador. Ficou claramente demonstrado que a organização criminosa era composta, ao menos, por um agente especializado no agenciamento do frete da carga – entrava em contato diretamente com o dono da carga que tivesse interesse em fazer o transporte -, outro na venda a receptadores e outros no efetivo transporte, simulação e desvio das cargas subtraída. Ou seja, os agentes eram contratados pelas empresas para fazerem o transporte da carga, mas, de forma fraudulenta, desviavam o roteiro de entrega e as vendiam para receptadores. Pelo que se apurou, ao menos nesta fase inicial, os prejuízos financeiros ocasionados pelos suspeitos a empresários da região, somente no período de março até o mês de julho, somam mais de R$ 1 milhão. Além, obviamente, do prejuízo em relação às seguradoras e às empresas do ramo do transporte. Os alvos da operação ficarão presos preventivamente, à disposição do Poder Judiciário”, explica a Polícia Civil em nota.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook