FOTO: Polícia Militar de Itapoá / Divulgação.
Seria mais um serviço rotineiro em um domingo à noite, dia 29 de abril, em meio a um feriado prolongado, em que o serviço policial seguia sem incidência de ocorrências relevantes para a Polícia Militar de Itapoá. Logo no início do serviço, o telefone toca. Do outro lado da linha, a tia de uma bebê com poucos dias de vida pedia por ajuda: sua sobrinha de 15 dias estava engasgada com leite, sem respirar e com a pele arroxeada.
A soldado Danieli, que atua no setor administrativo da PM de Itapoá, fora chamada para substituir um colega que adoeceu e não pode assumir serviço na Central de Emergência naquela noite. Ao atender o telefone, ela recebeu o pedido de ajuda para salvar a vida de um bebê.
Ao ouvir o relato da tia e perceber a gravidade da situação, imediatamente acionou uma das viaturas de serviço naquela noite, qual foi empenhada para se deslocar até a residência da família a fim de auxiliar na ocorrência.
Durante o deslocamento, os primeiros socorros foram prestados por telefone mesmo. A soldado Danieli explicou, à tia, a técnica de tapotagem (conhecida como “tapinhas nas costas”), que consiste em inclinar o corpo da criança para frente e com as mãos em concha e bater nas costas até que o objeto – no caso o leite – seja expelido pela boca. A tapotagem foi executada pelo tio da bebê.
Enquanto, em uma linha, a policial falava com a tia da bebê, de outra, ligava para os bombeiros, que também repassavam informações para auxiliar no socorro da bebezinha, enquanto uma outra equipe seguia para a residência da família.
Ao chegarem na casa, a pequena Sofia já havia expelido o leite e respirava normalmente. Mesmo assim, ela recebeu atendimento dos bombeiros. O cabo Lucena, comandante da guarnição dos Bombeiros, que atendeu a ocorrência, ligou para a Central de Emergência da Polícia Militar, relatando que as orientações passadas por telefone salvaram a vida do bebê.
“Há cerca de cinco anos na corporação, essa, com certeza, foi a ocorrência mais importante da soldado Danieli, que também é mãe”, diz a PM de Itapoá em nota.
Mais uma ocorrência policial de auxílio à comunidade em que a agilidade no atendimento e o treinamento fizeram a diferença para salvar uma vida.
Da Polícia Militar de Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá. Foto: Polícia Militar de Itapoá / Divulgação.
Itapoá recebe, no próximo dia 9 de maio, um espetáculo imperdível para os amantes da…
Ações do MPSC têm impacto direto na defesa de direitos fundamentais da população itapoaense O…
USUCAPIÃO Nº 5000354-67.2024.8.24.0126/SC AUTOR: GRAZIELI GUARDA DE MATHIA AUTOR: LEONARDO JUNIOR DE MATHIA RÉU: MANSUETO…
A crescente movimentação de cargas nos portos catarinenses revela a importância estratégica da diversificação dos…
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
Itapoá comemora seus 36 anos unindo moradores e visitantes em uma grande celebração de história,…
This website uses cookies.