FOTO: Fabiana Murari / Facebook.
Muitos não sabem ou não acreditam, mas alguns estudos ufológicos apontam um trecho da Estrada Cornelsen (que liga Guaratuba, no Paraná, a Itapoá) como de grande campo magnético, o que favorece experiências fora do comum, compreendidas por muitos como prováveis contatos extraterrestres.
Fabiana Murari de Freitas, que hoje mora em Portugal, mas costuma passar suas férias com a mãe, em Itapoá, resume uma experiência que teve em 2013. “Não posso dizer exatamente que foi com um OVNI, mas foi uma experiência diferente, que até agora não foi constatado exatamente o que ocorreu”. Ela e sua mãe voltavam de Guaratuba, pela Estrada Cornelsen, numa noite de super lua. Após cruzarem a ponte do rio Saí Guaçu, que marca a divisa entre Guaratuba/PR e Itaopá/SC, o carro apresentou uma pane muito estranha. “Os ponteiros começaram a girar, de frente para trás, de trás para frente, malucos. O farol se apagou. De repente, deu uma pane dentro do carro, no computador de bordo. Apagou tudo por dentro. O farol ficou aceso”, detalha Fabiana. Ela e sua mãe ficaram apavoradas, por não entender o que estava acontecendo. No local, não funciona a rede de celular, o que aumentou a aflição, já que não tinham como pedir socorro.
Chegando em casa, depois do susto, Fabiana foi ligar para o seu amigo, de onde tinha saído em Guaratuba e percebeu mais uma coisa que a deixou intrigada. “Reparei que houve uma perda de tempo, o que nós chamamos de ‘missing time’, de aproximadamente 20 ou 25 minutos”, explicou ela. Isso se deu, comparando o tempo normal do percurso e o período que ela e sua mãe demoraram para chegar em casa na ocasião. Fabiana ainda conta que já teve outras experiências no mesmo trecho, como ter avistado luzes estranhas na mata, por exemplo. “Sempre, a gente nota uma estranha neblina nessa estrada, em mudança de temperatura, sempre após a ponte. Constatamos que ali tem um campo magnético muito grande”, comenta.
A história, primeiramente, chamou a atenção da Revista UFO, de Curitiba, que é especializada em ufologia e referência do assunto no Brasil. A partir da publicação na UFO, o canal televisivo americano History Channel, que atualmente grava uma série sobre o assunto, decidiu visitar Itapoá para gravar algumas cenas sobre o tema.
Quem dá mais detalhes dessa visita é o analista de sistema, astrônomo amador e ufólogo Luiz Prestes Junior. “O contato [da History Channel] surgiu em junho de 2017, devido ao Caso Cornelsen, pesquisado pelo GPUSC (Grupo de Pesquisa Ufológica de Santa Catarina), que estuda os fenômenos estranhos que ocorrem na rodovia Cornelsen e região. A pesquisa foi publicada no site do GPUSC e na Revista UFO, principal revista sobre ufologia do Brasil”.
No final de junho do ano passado, a equipe do History Channel esteve em Itapoá pela primeira vez, ocasião em que ficaram por dois dias e conversaram com Luiz Prestes Junior sobre o GPUSC e o Caso Cornelsen, além de conhecer a Cidade. E, então, voltaram e se hospedaram em Itapoá do último dia 22 a 26 de janeiro com uma equipe de dez pessoas, gravando por quatro dias. Essas gravações foram realizadas em Itapema do Norte, Pontal e Barra do Saí (onde fica a Estrada Cornelsen). Câmeras em resolução 4K e imagens aéreas capturadas por drones foram utilizadas e as principais testemunhas do caso foram entrevistadas.
“Nas duas estadias, a equipe do canal History contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Itapoá, que forneceu autorizações para gravação das locações pela Cidade, já que o canal History somente capta imagens se as mesmas tiverem autorização prévia assinada. A equipe gostou muito da cidade, tomaram banho de mar, aproveitaram a noite de Itapoá, e o feedback deles foi muito positivo.
Sobre o material produzido, a equipe americana comentou com os entrevistados, que ele fará parte do primeiro programa sobre ufologia totalmente brasileiro do canal e irá passar na grade mundial do History Channel. O programa se chama “Na estrada com OVNIs” e apresentará os principais “hot points” ufológicos do Brasil. “Além do caso Cornelsen, será apresentado o caso sobre o Chupa-Cabras, ET de Varginha, Crop Circles em Santa Catarina e Paraná, Operação Prato e outros. A estreia do programa está prevista para agosto de 2018”, conclui Luiz.
Do jornal impresso Itapoá Notícias.
Investigação nacional mira grupo criminoso que utilizava alteração facial para burlar autenticação biométrica e acessar…
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
This website uses cookies.
View Comments
Em 2015 eu e meu marido passamos pela Cornelsen de noite e uma luz amarelada e muito forte nos perseguiu. Achamos num primeiro momentl que era uma moto. Essa luz ascendia e apagava e nós esperávamos que poderiam ser ladrões...aceleramos o carro e a luz do nada desapareceu. Somente lendo os relatos pude compreender qur não era moto, e sim um objeto nao identificado.