A cena descrita acima mostra uma situação de estresse extremo, porém, assim que o contexto se desfaz, o estresse diminui e o nosso corpo volta ao normal. Esse contexto serve para ilustrar aquilo que a Organização Mundial de Saúde está considerando o mal do século 21 – o estresse.
As exigências impostas à população pelas mudanças da vida moderna e a crescente necessidade de tomadas de decisões acabam colocando as pessoas a uma frequente situação de conflito, gerando estresse, ansiedade, angústia e instabilidade emocional.
O que pouca gente sabe é que essas situações da vida moderna modelam os sistemas de nosso corpo a enfrentar situações de conflito. Ou seja, aqueles hormônios, adrenalina e cortisol, se fazem presente de forma constante no organismo, mantendo-o sempre pronto para matarmos um leão por dia.
O problema é que esses hormônios em ação constante facilitam o aparecimento de doenças relacionadas ao estresse. No início, essa situação normalmente gera irritabilidade, insônia, tensão muscular e alterações de humor. Em casos mais graves, levam à depressão.
Mas o que a corrida pode fazer por você, estressadinho? É simples! A adrenalina e o cortisol preparam o corpo para situações de conflitos, correto? Sim! De certa forma, estamos preparados para nos movimentarmos de maneira mais intensa do que o normal e a corrida, assim como outros exercícios físicos, ajudam a diminuir os níveis de adrenalina e cortisol no corpo, diminuindo o estado de alerta constante em que o organismo se encontra.
Outro benefício da corrida é a liberação de um hormônio natural chamado ENDORFINA. Ela é liberada pelo sistema nervoso durante os exercícios físicos e tem um efeito semelhante ao da morfina, ajudando a reduzir as dores e tensão muscular.
Existem mais de 20 tipos de endorfinas liberadas pelo sistema nervoso, tendo como benefício melhorar o humor, promover a sensação de prazer, aumentar a resistência, disposição física e mental, melhorar o sistema imunológico, além do efeito antienvelhecimento, do alívio das dores, da melhora da concentração e até a vida sexual.
É lógico que, em quadros de doenças emocionais já confirmadas, o acompanhamento médico e psicoterapêutico é indispensável, sendo a corrida um recurso para ajudar a reverter o processo.
Como dica para um melhor aproveitamento da corrida, vale lembrar que correr em locais abertos, como parques, calçadões, praia, etc. são mais adequados do que um ambiente fechado, porém, deve-se sempre dar preferência ao gosto pessoal de cada um. Também é interessante estar interagindo em grupos de corrida, associações ou mesmo com amigos apreciadores do esporte.
Concluindo… Está estressado? Vai correr… E Seja Feliz!
Faz saber a tantos quantos este edital virem ou dele conhecimento tiverem, que foi protocolado…
Itapoá comemora seus 36 anos unindo moradores e visitantes em uma grande celebração de história,…
Dia 04 de abril, fez um ano que foi instituído o Marco Regulatório do Sistema…
USUCAPIÃO Nº 5000370-21.2024.8.24.0126/SC AUTOR: VANDERLEI CARLOS POLLNOW AUTOR: CRISTINA SALES POLLNOW RÉU: WALDECY CANTARINO …
O assalto a uma concessionária de veículos de luxo em Jaraguá do Sul, ocorrido nessa…
USUCAPIÃO Nº 5001819-14.2024.8.24.0126/SC AUTOR: LEDINEIA PEREIRA NERES DA CUNHA AUTOR: JOAO JOSE DA CUNHA EDITAL…
This website uses cookies.