O evento, que também contou com a participação de colaboradores da Assessoria de Comunicação do Empreendimento, foi conduzido pelo relações públicas Alberto Vinicio Machado.
Ele iniciou a apresentação resumindo as características gerais e a história do Porto Itapoá. Na sequência, abordou Itapoá, explicando que o Município tem condições de ser uma cidade modelo para o Brasil, mas que para isso, o seu crescimento precisa ser bem planejado.
O Porto Itapoá vem se destacando nacionalmente pelo alto índice de eficiência e satisfação de seus clientes. Após bater recordes anuais seguidos de produtividade, o Terminal deve apresentar um resultado parecido com o do ano passado neste ano de 2016. Isso ocorre, porque atingiu a sua capacidade máxima anual em 2015 e, apesar de existir demanda para aumentar esses números, sua estrutura física atual não permite tal feito.
Com a ampliação prevista, o Porto teria sua capacidade quadriplicada dos 500 mil TEU’s anuais de agora para 2 milhões de TEU’s. As obras contariam com várias etapas atingindo a meta final em 2021 ou 2022, segundo as projeções do Terminal.
Com isso, o empreendimento itapoaense deixaria de ser o 20º maior terminal portuário de contêineres da América Latina para ocupar a primeira colocação – isso caso os outros portos de grande porte não sejam também ampliados nesse período de cinco a seis anos. A capacidade de movimentação deverá ser maior do que a de todos os demais terminais de contêiner de Santa Catarina juntos, atualmente.
Na obra de implantação do Porto Itapoá, foram investidos R$ 500 milhões. Agora, nessa ampliação, a previsão é de um investimento próximo, talvez um pouco inferior a esse montante. Deverá se confirmar como a maior obra da região nordeste de Santa Catarina durante esse período e, como tal, causará impacto negativos e positivos. Alberto Machado se diz otimista em relação a isso e acredita que haverá muitos aspectos positivos para o desenvolvimento de Itapoá.
Um dos pontos negativos, mas que será compensado, será a supressão vegetal de mais de 300 mil m² de área verde. Em contrapartida, o Terminal já adquiriu uma área de vegetação próxima à Reserva Volta Velha, dez vezes maior que aquela que será suprimida, a fim de torná-la uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), qual será preservada permanentemente.
Há também a previsão de interferência na fauna local e várias ações serão tomadas para amenizar esse impacto.
Alberto também falou dos principais investimentos do Porto no que diz respeito a aspectos sociais, mostrando alguns programas nos quais o terminal investiu. Ele também explicou que o Porto tem agido politicamente para tentar resolver questões como a falta de segurança, problema que infelizmente não atinge somente Itapoá.
Outro tema abordado foi o Projeto Ampliar, que está em andamento. Trata-se de uma das ações de compensação pelas obras de ampliação do Terminal. Por meio dela, foram criados quatro comitês sobre assuntos de interesse da comunidade e para os quais a própria comunidade propõe projetos. “A intenção é o Porto sair do cenário e tornar a comunidade protagonista”, explicou Alberto Machado.
Ao todo, em paralelo às obras, o Porto estará desenvolvendo mais de 40 programas.
Confira o cronograma das obras:
Foi exibida uma projeção em 3D de como o terminal portuário ficará após a conclusão das obras. Veja algumas fotos capturadas dos slides:
Concluídas as obras de ampliação, o Porto passará a ter capacidade para receber três navios de 400 metros de comprimento ao mesmo tempo.
Foram abordadas também alguns mitos e verdades sobre o terminal portuário itapoaense. Confira na imagem capturada do slide:
Por fim, um tema levantado pelos membros de imprensa presentes foi a necessidade de ações políticas dos governantes, com o apoio do terminal portuário, em prol das melhorias de infraestrutura que Itapoá precisa. De acordo com Alberto, o Porto está à disposição para auxiliar os governantes nessas questões.
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